Passada a comemoração pela conquista de uma das vagas à Primeira Divisão, o momento agora é de expectativa por parte do grupo de jogadores do Juventude. Nem todos irão permanecer para a temporada de 2024. O clube já iniciou as tratativas para renovar com alguns atletas.
Do atual elenco, apenas seis atletas que estiveram em Fortaleza na última rodada da Série B têm contratos longos com o clube: os zagueiros Danilo Boza e Zé Marcos, os meio-campistas Kelvi e Rafinha e os atacantes Ruan e Erick. Além deles, o goleiro Lucas Wingert e o volante Gehring também possuem vínculos estendidos com o Verdão.
Confira como está a situação de alguns jogadores que demonstraram o desejo de vestir novamente a camisa alviverde na próxima temporada e como estão as negociações com o Juventude.
Thiago Couto - Goleiro tem contrato com o São Paulo até dezembro de 2024. Juventude iniciou as tratativas para um novo empréstimo até dezembro, quando terminaria o vínculo do atleta com a equipe paulista. O Tricolor aguardava por propostas do xterior, algo que não aconteceu. Por isso, o clube não deve fazer jogo duro para liberar o atleta, uma vez que já conta no elenco com Rafael, Jandrei e Young, da base.
Reginaldo - O lateral-direito manifestou o interesse em permanecer no Juventude e admitiu que há conversas para que seu contrato seja renovado. Reginaldo tem vínculo com o Água Santa até o final do Paulistão de 2024. Segundo informações do GE, a equipe de Diadema aguarda o lateral na reapresentação do clube, no dia 14.
Alan Ruschel - Capitão do acesso alviverde, o atleta de 34 anos deseja continuar em Caxias do Sul. Alan ainda revelou em entrevista ao Show dos Esportes que seu sonho é conduzir o Juventude à Libertadores. As conversas estão adiantadas e o jogador deve permanecer em 2024.
Nenê - O meia de 42 anos só irá se manifestar sobre a renovação após retornar de férias. O jogador está na Europa e, nos bastidores do Alfredo Jaconi, os dirigentes alviverdes mantêm o otimismo quanto a uma possível renovação de contrato. Ainda há a possibilidade de Nenê se aposentar e exercer um cargo diretivo no Vasco. Mas o próprio meia estuda a possibilidade de atuar em mais uma Série A e, então sim, pendurar as chuteiras. Ele ainda necessita de três semanas para se recuperar de uma fissura no pé direito.
Jean Irmer, Jadson, Mandaca e Vini Paulista - Titulares na campanha do acesso alviverde, Jean Irmer e Jadson aguardam contato do clube para que seus vínculos sejam estendidos. Os dois manifestaram o desejo de ter continuidade no elenco. Mandaca tem contrato com o Corinthians até agosto de 2024. O clube paulista terá eleições para definir a nova diretoria e o Juventude aguarda porque pretende contar com o atleta. Já Vini Paulista é o jogador mais valorizado dos quatro. Aos 22 anos, foi o maior ladrão de bolas da equipe na competição nacional e tem sondagens de alguns clubes das Séries A e B.
Gabriel Taliari - Autor de seis gols em 11 jogos pelo Ju, o atleta tem contrato com o Capivariano-SP. Ainda antes do término de disputa da Série B, o Juventude iniciou as negociações para ficar com o atleta. A primeira pedida da equipe de São Paulo foi considerada alta. Algo em torno de R$ 900 mil por 50% dos direitos do atleta.
Outros nomes - A direção e a comissão técnica ainda vão avaliar a situação de outros nomes que podem permanecer. Casos, por exemplo, do meia Matheus Vargas e do atacante David da Hora, ambos com contrato com o Fortaleza. David tem vínculo com o Leão do Pici até 2025. Já o contrato de Matheus Vargas com os cearenses encerra no próximo dia 31. Com apenas 10 jogos pelo clube, o zagueiro Romércio teve seu contrato ampliado até o final do Gauchão. O jogador passou por um procedimento médico após ter uma lesão e o clube estendeu o vínculo até que o jogador se recupere.