O Gramadense se despediu da Terceirona Gaúcha na tarde deste domingo (26). A equipe foi derrotada pelo Cruzeiro, no Estádio Vila Olímpica, pelo placar de 1 a 0. O jogo era válido pelo confronto de volta das semifinais da competição. O time de Gramado entrou em campo precisando vencer por dois gols de diferença para conquistar o acesso à Série A2 do Gauchão.
Na partida de ida, em Cachoeirinha, o Estrelado venceu por 1 a 0. Ao apito final, o Cruzeiro ficou com a vaga à Divisão de Acesso. A final da Terceirona Gaúcha será entre Cruzeiro e Futebol com Vida, que também subiu ao eliminar o Igrejinha.
O JOGO
Apesar de ter mais volume de jogo, o time da casa não conseguiu converter as ações em gols. Aos 28 minutos, uma oportunidade mais forte do Gramadense. Igor ganhou da marcação, conduziu a bola até a linha de fundo e cruzou para o meio da área. Porém, ninguém chegou para a conclusão. A resposta do Cruzeiro veio aos 33, Faísca tocou para Bernardo. O camisa 5 do Cruzeiro arriscou uma paulada, perto do círculo central, mas a bola passou raspando a gaveta do camisa 1 do Gramadense.
Com final do primeiro tempo se aproximando, as esquipes iam sentindo o calor deste domingo. Aos 38, o Gramadense teve uma falta da intermediária. No cruzamento para área, o goleiro Arthur saiu catando borboletas e, na sobra, a defesa do Cruzeiro afastou.
Antes do apito do árbitro, o Cruzeiro teve duas grandes chances de marcar nos acréscimos. A primeira com Yan, que acertou o travessão. No rebote, Bernardo chutou forte e forçou bela defensa de Maicon.
ÚLTIMOS 45 MINUTOS
Logo na segunda volta do relógio, Heitor foi na linha de fundo e encontrou Kevin na área. Na batida, de primeira, o goleiro do Gramadense pegou junto ao poste. Na etapa final, o Cruzeiro mudou a sua estratégia e tentou marcar alto, a saída de bola do Gramadense. No começo, o time enfrentou dificuldades para sair da marcação Estrelada. Aos 13 minutos, mais uma grande defesa de Maicon. O centroavante Yan, do Cruzeiro, soltou a bomba de dentro da área. O chute cruzado forçou o camisa 1 do Gramadense a trabalhar, evitando o primeiro gol do jogo.
Com 25 minutos de jogo, o Gramadense seguia em busca de um gol para levar o jogo para os pênaltis. Porém, a equipe não criava para finalizar. Aos 29, o árbitro marcou pênalti em cima de Kevin, que sofreu uma carga nas costas do jogador Igor, do Gramadense. O lateral Lucas Severo foi para cobrança e colocou para o fundo da rede, fazendo 1 a 0 para o Cruzeiro.
Nos instantes finais, o Gramadense tentou ir para o tudo ou nada, mas o time seguia envolvido na marcação dos visitantes. Precisando fazer três gols para se classificar, a equipe da Serra não teve forças para marcar. Aos 45, ainda tentou empatar com Thobias, de falta. Porém, a bola foi para fora. Com o placar agregado de 2 a 0 nos 180 minutos, o Cruzeiro saiu com a vitória e ficou com a vaga à Divisão de Acesso 2024.