A preparação do Juventude é para o jogo contra o Sport, na segunda-feira (16), que pode valer a vice-liderança da Série B ao time em caso de vitória. Será a melhor colocação do clube desde a chegada de Thiago Carpini, que assumiu a equipe na 19ª posição. Mas algo ainda incomoda o comandante alviverde.
Na última rodada, o Ju buscou um empate diante do Tombense, time que se encontra na zona de rebaixamento. Depois de sair perdendo no primeiro tempo, o clube chegou ao 1 a 1 com um belo gol de Matheus Vargas. Antes, ainda teve um gol polêmico que foi anulado pelo VAR.
E o treinador fez questão de enaltecer as dificuldades que a delegação alviverde encontrou antes mesmo de a bola rolar. Foram quase sete horas de viagem de ônibus e uma mudança drástica na temperatura, com a sensação térmica chegando aos 40 grau na cidade mineira.
— Às vezes ouço as pessoas comentando: "Ah, mas a logística, o calor, isso não pode ser desculpa". Antes da partida, eu nunca mencionei isso, eu nunca potencializei essas dificuldades, eu deixei pra falar depois. A pessoa que fala que logística não interfere, que o calor é igual é porque não jogou futebol e não viajou pra Tombos com a gente. Não sabe o que é jogar lá em Tombos. A gente saiu de "setenta graus" pra vir aqui com oito graus enfrentar o Sport. Então, tudo isso tem que ser ressaltado, valorizado. A entrega da minha equipe, a competitividade. E antes de as pessoas, às vezes, comentarem algumas coisas, são dados. Os dados não mentem — disparou Carpini antes do treinamento desta sexta-feira (13), e ainda lembrou os bons números da campanha na competição nacional:
— A nossa equipe está entre as melhores da competição em quase todos os aspectos técnicos que você colocar. Então, quando eu ouço alguma coisa relacionada ao meu grupo, aos meus atletas, quando não se tem embasamento no que se fala, isso incomoda um pouco. Mas isso não dispersa o que a gente tem de convicção, de ideias. A equipe que mais rouba bola no campo adversário, a equipe que mais troca passes, a equipe que menos deixa o adversário trabalhar a posse de bola, a equipe que menos sofre finalizações no gol é a do Juventude; a equipe que passou quase 50% dos jogos da competição sem sofrer gols.
As críticas do treinador do Ju são para alguns torcedores que questionaram o ponto conquistado na última partida da Série B. Nenhuma equipe do G-4 venceu na 31ª rodada e o Verdão ainda conseguiu diminuir em um ponto a distância para o líder Vitória, que perdeu para o Criciúma.
Com 54 pontos, o Alviverde tem a chance de ultrapassar o vice-líder Sport, que tem um a mais. A partida acontece na segunda-feira (16), Às 20h, No Alfredo Jaconi.
— É natural, em algum momento, o adversário também ser superior, criar situações de dificuldade pra nós dentro dos noventa minutos, levando em consideração tudo isso que eu falei agora. E só estou ilustrando um pouco do que aconteceu porque eu acredito que o jogo do Sport vai potencializar e valorizar ainda mais o ponto conquistado em Tombos — ressaltou o treinador.