Uma das palavras mais almejadas pelos treinadores de futebol na formação de um time é "equilíbrio". A busca por ele, às vezes, requer paciência e, certamente, muito trabalho. A campanha do Juventude na Série B, sob o comando de Thiago Carpini, atingiu o visado ponto de equilíbrio justamente na reta mais importante da competição.
Cobrado por ter melhores números fora do que dentro de sua casa, o Verdão chega para as sete rodadas finais da Segunda Divisão com a mesma pontuação como mandante e visitante no campeonato.
Longe de Caxias do Sul, ninguém supera a equipe de Carpini. Foram 27 pontos conquistados e o posto de melhor visitante dentre os 20 clubes do torneio. Foram 16 jogos, com oito vitórias, três empates e cinco derrotas.
A pontuação é a mesma no Alfredo Jaconi. Mas agora o time tem aproveitamento melhor dentro de casa: 60% contra 56% fora. A equipe tem uma partida a menos atuando em seu território. Foram 15 duelos no Jaconi, com oito vitórias, três empates e quatro derrotas. Como mandante, no entanto, o time ocupa a nona colocação.
Somando os dois desempenhos, o Juventude chegou na 31ª rodada aos 54 pontos. Competitivo e equilibrado, o time do goleiro Thiago Couto é forte candidato a uma das quatro vagas à Série A em 2024. E o time criticado por somar mais pontos fora do que dentro de casa virou a chave com as vitórias seguidas sobre CRB e Criciúma, no Alfredo Jaconi.
— Temos um desempenho muito parecido fora e dentro de casa. Claro que, como algumas equipe acabam tendo números melhores, parece que a gente peca um pouco. Só que temos números semelhantes. E esperamos manter esta solidez até o final — garantiu o camisa 1.
E como nunca é tarde para corrigir mais, o comandante alviverde alerta que, apesar de poder chegar a sua melhor colocação desta edição do campeonato, nada está encaminhado.
— Tem muita coisa pra acontecer, nada definido. A pontuação que nós temos hoje não nos dá o acesso, nem o nosso sonho. Então, temos que trabalhar pra evoluirmos mais — afirmou Carpini.
Os números da campanha alviverde dentro e fora de casa:
:: No Alfredo Jaconi: 27 pontos em 15 jogos, com oito vitórias, três empates e quatro derrotas;
:: Aproveitamento em casa de 60%;
:: Como mandante, clube é o nono colocado ( 1º Vitória, 37, 2º Sport e Guarani, 36, 4º Criciúma, 34);
:: Fora de casa: 27 pontos em 16 jogos, com oito vitórias, três empates e cinco derrotas;
:: Aproveitamento de 56%;
:: Melhor visitante da Série B, seguido por Vila Nova-GO e Vitória, com 21, e Novorizontino, 4º, com 20.