O Caxias definiu o perfil das contratações para a temporada 2024. Agora, o clube irá disputar a Série C do Campeonato Brasileiro e, por isso, muda a característica dos atletas que serão contratados para formar o elenco com os remanescentes deste ano. O técnico Gerson Gusmão participa da montagem do grupo para as competições que o time irá disputar.
O elenco conta com 11 jogadores para começar o Gauchão: os goleiros Fabian Volpi, Pedro Paulo e Guilherme Nunes, o lateral-direito Marcelo, os laterais esquerdos Dudu Mandai e Peu, o zagueiro Dirceu, volante Emerson Martins, meia Peninha, atacantes: Vitor Feijão e Vinicius Spaniol. Estão próximos de renovar os meio-campistas Marlon, Pedro Cuiabá, Elyeser e Augusto Galvan.
— Muda pela característica. O Gerson (Gusmão) é um treinador que gosta do perfil mais físico dos atletas. Um perfil mais de imposição física. A Série C tem muito dessa imposição e de uma equipe mais aguerrida, com intensidade alta. Atletas com perfil mais lento, que não tem muita imposição e velocidade, não se adapta muito. Então, a gente tenta buscar jogadores com características do modelo de jogo que o Gerson quer aplicar. Além disso, a Série C está muito qualificada. Vai ser ser uma Série C forte. Então, temos que aliar a qualidade do atleta com o perfil que a gente gostaria — revelou João Corrêa, gerente de futebol do Caxias, em entrevista ao programa Show dos Esportes da Rádio Gaúcha Serra.
Os primeiros reforços do Caxias para a próxima temporada estão contratados. Três nomes já estão acertados com a direção grená. Um goleiro, um zagueiro e um lateral-direito. E o mercado buscado é mais atletas que disputaram Série D ou Série C. Na Segunda Divisão nacional, o clube sonda alguns nomes.
— Basicamente é mercado de Série C. Alguns atletas de Série B. Tem alguns pontuais de Série B, mas sabemos que o atleta quer permanecer na Série B, mas daqui a pouco pelo projeto do Caxias e pela visibilidade, tamanho da camisa e nosso convencimento, a gente pode vencer a concorrência. Os atletas querem esperar um pouco mais, ali por novembro para definir. Neste momento, estamos só sondando atletas de Série B. Alguns atletas de Série D que a gente viu qualidade, também buscamos. Aqueles que têm qualidade e potencial para a Série C — comentou João Corrêa.
Agora, com o clube na Série C também muda o patamar financeiro no mercado de contratações. O nível dos salários sobe e o investimento precisa ser maior.
— A gente já esperava. Às vezes, os empresários acham que o Caxias vai subir para uma Série C vai dobrar orçamento ou pagar duas ou três vezes mais do que vinha pagando. Não é essa realidade. Sempre buscamos trabalhar com o orçamento que temos. Vamos respeitar o orçamento para pagar em dia. Jogadores do meio para frente são valorizados. Temos que ter bastante critério e analisar bem. Não podemos errar — finalizou João Corrêa.