O ano de 2024 para o Caxias começou após o fim da Série D do Campeonato Brasileiro. A direção e o departamento de futebol traçaram o planejamento para a próxima temporada. Inicialmente, com a busca de renovações de contratos com os atletas que interessavam à comissão técnica e a saída de outros. O início dos treinamentos também foi desenhado e deve ser confirmado para o início de dezembro.
O Caxias tinha definido iniciar a pré-temporada no dia 21 de novembro. No entanto, ainda sem a data oficial do inicio do Gauchão 2024, deve confirmar o começo da preparação para o próximo para o dia 4 de dezembro.
— Isso está um pouco enrolado, mas vai ser início de dezembro. Provavelmente dia 4. Não é certo ainda, porque depende da data de início do Gauchão. Tivemos uma reunião do departamento de futebol e em torno de 50 dias de treinos, estaremos bem preparados. Iriamos começar em novembro para dar uma folga no final do ano, mas começando em dezembro, vamos dar folga de natal e ano novo — revelou o presidente Mario Werlang.
Atualmente, o elenco do Caxias conta com 11 jogadores para 2024. Quatro tem contrato até o final do Gauchão: o goleiro Fabian Volpi, o lateral-esquerdo Peu, o volante Emerson Martins e o atacante Vitor Feijão. Outros sete têm vínculo até o final da próxima temporada: os goleiros Pedro Paulo e Guilherme Nunes, o lateral-direito Marcelo, o lateral-esquerdo Dudu Mandai, o zagueiro Dirceu, o meia Peninha e o atacante Vinicius Spaniol.
Outros quatro nomes, do elenco do acesso à Série C, ainda podem continuar no clube: Marlon, Pedro Cuiabá, Elyeser e Augusto Galvan. Todos conversam com a direção grená para a renovação de contrato. Os primeiros reforços devem ser conhecidos nas próximas semanas, já que o clube tem nomes encaminhados.
— Temos alguns acertos encaminhados de contratações. Nada definitivo, mas temos algumas coisas bem encaminhadas — afirmou o presidente Mario Werlang.
O técnico Gerson Gusmão tem contrato até o final de 2024. Além dele, o seu auxiliar Diego Albrecht e o preparador físico Carlos Eduardo Maus também têm vínculo para a próxima temporada.