O planejamento do Caxias para a próxima temporada começou com as renovações de contratos e definição das saídas. Com isso, atualmente, o elenco grená que conquistou o acesso para a Série C conta com 11 permanências. Mais quatro jogadores ainda negociam suas continuidades no clube para 2024.
— A nossa preocupação primeira é acertar com os atletas que tínhamos no elenco, tanto dispensas como renovações. Isso está praticamente definido. Acredito que até o início da semana que vem, a gente vai ter todos esses atletas definidos. Ficarão em torno de 13 a 14 atletas. Temos alguns acertos encaminhados de contratações — revelou o presidente Mario Werlang, em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Os quatro nomes que ainda podem continuar no clube são os meio-campistas Marlon, Pedro Cuiabá, Elyeser e Augusto Galvan. Todos conversam com a direção grená para a renovação de contrato.
Desses nomes, o mais longevo no clube é Marlon que disputou sua terceira temporada com a camisa grená. Neste ano, foram 32 jogos, sendo 30 como titular e um gol marcado. Na campanha do acesso à Série C foi titular em 19 partidas.
— O Marlon tem proposta, contraproposta. Então, tem possibilidade de ficar. Ele foi valorizado, após um belo Gauchão e nos ajudou muito. Lógico que eles ficam esperando um pouco para ver se aparece uma oportunidade maior. É normal do mercado. Temos que dar tempo ao tempo — afirmou o presidente grená.
Aos 21 anos, Pedro Cuiabá também pode renovar seu vínculo com o Caxias. O volante está por empréstimo no clube, mas o seu contrato com o Grêmio se encerra em dezembro. O Tricolor pagava todos os custos do jogador. O Caxias aposta no jogador que disputou 12 jogos neste ano, sendo a maioria na Série D.
— Temos interesse. Está em negociação, até porque é um jogador jovem. Minha opinião, é que ele pode render mais ainda ano que vem. Financeiramente pode render para o clube. Temos interesse em ficar com uma participação no jogador. Ele foi bem esse ano em momentos decisivos — avaliou Werlang.
Encaminhamentos e conversas
O Caxias espera definir a situação do meio-campista Augusto Galvan. Aos 24 anos, o jogador, que chegou nesta temporada, pretende ficar no clube grená em 2024. Foram 20 jogos na Série D e dois gols marcados.
— Temos o encaminhamento do Galvan, que eu acho que tem boa possibilidade de ficar. É uma negociação, ele quer ficar. Pode ser que não dê certo, mas ele quer ficar — comentou Werlang, que finalizou sobre a possibilidade de renovar com Elyeser, 33 anos, que está na segunda passagem pelo clube:
— Tem possibilidade do Elyeser ficar também. Ele tinha algumas coisas para o exterior que não aconteceram. Tinha uma conversa que dependia do desempenho dele e da nossa avaliação. Ele teve a oportunidade de sair em julho, logo depois que chegou, de ir para os Emirados Árabes e ficou com a gente. É um cara que apostou no Caxias e nos ajudou muito. Se ele ficar, vai ajudar muito.
Atletas com contrato para 2024
Goleiros: Fabian Volpi*, Pedro Paulo e Guilherme Nunes
Lateral-direito: Marcelo
Laterais-esquerdos: Dudu Mandai e Peu*
Zagueiro: Dirceu
Volante: Emerson Martins*
Meia: Peninha
Atacantes: Vitor Feijão* e Vinicius Spaniol
*Possuem vínculo até o fim do Gauchão