O Caxias Basquete levou os 909 torcedores presentes no Ginásio do Sesi à loucura e venceu a primeira partida no NBB 16. Na noite desta segunda-feira (30), o time da Serra superou o Botafogo, que vinha de três derrotas na competição, e saiu de quadra com o triunfo de 74 a 67.
A equipe terá mais um jogo em Caxias do Sul, na próxima quarta-feira (1º). O adversário será o Vasco. Os cariocas derrotaram o União Corinthians em Santa Cruz por 74 a 65, e têm duas vitórias e uma derrota no NBB.
Vantagem desfeita
O Caxias iniciou a partida tentando mostrar outra energia em relação ao primeiro confronto diante do União Corinthians. Forte na marcação e efetivo no ataque, o time de Rodrigo Barbosa teve bom aproveitamento, abrindo 6 a 0 logo de cara e tendo um bom desempenho nos primeiros cinco minutos. Mas a vantagem se desmanchou, aos poucos, e a equipe voltou a ter dificuldades de fazer o jogo fluir. Os cariocas terminaram o primeiro período na frente: 21 a 13.
No segundo período, o Botafogo ampliou o domínio, especialmente em jogadas de dentro do garrafão sobre a marcação de Rafa Oliveira. Do outro lado, o Caxias pecava no ataque, marcando apenas 19 pontos em 15 minutos de partida. O jogador mais confiante na quadra parecia ser o norte-americano Kenny Dawkins, que puxava a equipe a cada arremesso de três pontos. O ala/armador Matheusinho era o destaque no lado adversário. No final do segundo quarto, vitória carioca por 18 a 16.
Virada no último período
O intervalo fez bem ao time de Rodrigo Barbosa. O Caxias Basquete voltou melhor e encostou no placar. A equipe melhorou defensivamente e teve bom aproveitamento em lances livres, equilibrando as ações. A marcação mais forte do time fez o Botafogo cometer mais erros. Vitória por 20 a 11 no período e 50 a 49 no geral, para os cariocas.
No último e eletrizante período, o jogo foi disputado ponto a ponto. O nome da recuperação do Caxias foi o armador Elias. O atleta saiu do banco para comandar a reação da equipe que, com um arremesso de três, colocou o Caxias em vantagem para delírio da torcida. E com um Dawkins inspirado, o Caxias chegou à primeira vitória no NBB, com o 25 a 17 conquistado no último quarto e 74 a 67 no placar. E de quebra, o cestinha do jogo foi o norte-americano Dawkins com 23 pontos.