O Juventude não entra em campo neste fim de semana pela Série B 2023. Mas nem por isso as atenções alviverdes deixam de estar voltadas à competição. Para a equipe não chegar tão pressionada no confronto frente ao vice-líder Sport, na segunda-feira (16), o time de Thiago Carpini torce contra quatro rivais para não deixar o G-4: Guarani, Atlético-GO, Novorizontino e Criciúma.
Apenas o triunfo de duas dessas equipes derrubam o Alviverde da zona de classificação. Com 54 pontos, o Ju está em terceiro e pode ser ultrapassado na rodada.
O primeiro a entrar em campo é o Criciúma, oitavo colocado com 51 pontos. Nesta sexta-feira (13), às 21h30min, o Tigre tem clássico regional diante da desesperada Chapecoense, primeira equipe que estaria sendo rebaixada atualmente. Se os catarinenses vencerem no Heriberto Hülse por 1 a 0, chegarão aos mesmos 54 pontos do Ju, com 16 vitórias e saldo 8, mas ultrapassariam a equipe de Carpini no número de gols marcados (36 a 33 nesse caso).
No sábado (14), o secador alviverde estará sendo ligado a partir das 17h. O Novorizontino (em 6º, com 52) recebe o Tombense. A equipe paulista não pode vencer, do contrário ficará um ponto acima do Verdão.
Outros dois rivais na briga pelo G-4 entram em cena no domingo (15). Às 15h45min, o Atlético-GO, de Jair Ventura, vai ao Mosés Lucarelli encarar a Ponte Preta. Em 5º lugar, com 53 pontos, o Dragão só deixa o Juventude pra trás na tabela em caso de vitória.
Mais tarde, às 18h, o Guarani tem o desafio mais complicado dos quatro. O Bugre encara o líder Vitória, no Barradão. Em quarto, e com a mesma pontuação do Juventude, basta o empate para o time de Campinas ficar à frente na tabela.
— Eu imaginava que da 30ª rodada em diante, o campeonato estaria definido. Já abriu a 32ª e há um número grande ainda de clubes que vão brigar pelo acesso. Está tudo muito em aberto. A gente começa a fazer conta, levar em consideração os confrontos, equipes aí como o próprio Sport, Guarani, Vitória, se eu não me engano, Mirassol e Atlético-GO têm confrontos dificílimos. Eles ainda vão se enfrentar muito durante a competição, vão guerrear muito e nós também temos confrontos muito difíceis com adversários que brigam por algo na competição — avaliou o técnico Thiago Carpini.
Do que o Ju precisa para não deixar o G-4 no fim de semana:
- Criciúma x Chapecoense: Tigre está em 8º, com 51 pontos; Ju torce por empate ou vitória da Chape;
- Novorizontino x Tombense: Equipe paulista está em 6º, com 52; Ju torce por empate ou vitória do Tombense;
- Ponte Preta x Atlético-GO: Dragão está em 5º, com 53; Ju torce por empate ou vitória da Ponte Preta;
- Vitória x Guarani: Bugre está em 4º, com 54; Ju torce por vitória dos baianos.