O sábado (28) foi de conquista dupla para o tenista caxiense Marcelo Demoliner nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Primeiro, em um jogo com clima de Copa Davis, Demoliner e Gustavo Heide derrotaram os chilenos Tomás Barrios e Alejandro Tabilo por 2 a 1, parciais de 6/1, 2/6 e 10-7, após 1h30min de confronto e garantiram a medalha de ouro nas duplas masculinas.
Na sequência, Marcelo Demoliner voltou à quadra para a decisão das duplas mistas, ao lado da paulista Luísa Stefani. Eles foram superados na final pela parceria colombiana de Yuliana Lizarazo e Nicolas Barrientos por 6/3 e 6/4 e acabaram com a prata.
Na decisão masculina, apesar de toda a pressão exercida pelo público que lotava a quadra central do Centro Deportivo de Tênis do Estádio Nacional, na capital chilena, Demoliner e Heide precisaram ter cabeça fria. No match tie-break, o paulista Heide, de 21 anos, teve grande atuação e o gaúcho soube se impor na rede, e chegaram a abrir 7-3. Porém, com o embalo da torcida que fazia cada vez mais barulho, Barrios e Tabilo cresceram e equilibraram o placar. Mas no final, os brasileiros acabaram segurando a pressão e conquistaram a vitória.
A comemoração brasileira irritou público, jogadores e comissão técnica chilenos. Objetos foram jogados em direção ao box onde estava a equipe do Brasil e os jogadores e membros da equipe técnica locais chegaram a discutir com Jaime Oncins, técnico do time brasileiro.
Este foi o quarto título do Brasil em torneios de duplas masculinas do Pan, o primeiro desde os Jogos de Winnipeg-1999, quando o mineiro André Sá e o gaúcho Paulo Taicher se sagraram campeões. No Chile, foi a segunda medalha de ouro do tênis, após a vitória da dupla feminina de Luísa Stefani e Laura Pigossi.
Uma terceira conquista pode vir com Laura, na decisão do tênis feminino, neste domingo, às 17h, contra a argentina Lourdes Carlé.