Atual campeã, a seleção brasileira feminina de basquete derrotou a Argentina, neste sábado (28), por 77 a 57, e vai em busca de seu quinto de Jogos Pan-Americanos. No domingo, o time comandado por João Camargo vai encarar a Colômbia, que fez 73 a 48 sobre Cuba. A partida está marcada para começar às 20h, no Polideportivo 1 do Parque do Estadio Nacional, em Santiago, no Chile.
Invicta no torneio, a equipe brasileira dominou toda a partida e já no primeiro período abriu 10 pontos de vantagem (27 a 17). As argentinas buscaram reagir no segundo quarto, mas o máximo que puderam foi reduzir a distância em três pontos. No intervalo, o placar apontava 42 a 35 para o Brasil.
O ritmo se manteve na segunda metade da partida. No terceiro quarto, a equipe brasileira fez 19 a 11 e chegou aos 10 minutos finais vencendo por 15 pontos (61 a 46). A parte final foi de administração do resultado e os 20 pontos de diferença refletiram o que se viu em quadra.
Nas estatísticas dois números chamaram atenção. O Brasil acertou 15 bolas da linha dos três pontos e conquistou 52 rebotes contra 33 da Argentina. Com 19 pontos, Leila Zabani foi a cestinha brasileira e do jogo.