Em jogo encerrado quando ainda restavam 13 minutos para o final, o Brasil derrotou o Chile por 30 a 10, neste sábado (28) à noite em Viña del Mar, e se classificou para a final do handebol feminino dos Jogos Pan-Americanos. No domingo (29), o time dirigido por Cristiano Rocha vai enfrentar a Argentina, na disputa pela medalha de ouro e da vaga olímpica em disputa. A partida está marcada para as 19h30min.
O jogo semifinal teve de ser encerrado pelo volume da chuva no Chile. Goteiras no Gimnasio Polideportivo deixaram a quadra molhada. Nem as tentativas de secá-la foram suficientes para dar condições. Dessa forma, o duelo foi encerrado e o resultado mantido.
Hexacampeão do torneio, o Brasil não sabe o que é perder uma partida no Pan desde 20 de março de 1995, quando foi derrotado pelos Estados Unidos, na fase de grupos. A seleção brasileira venceu 41 partidas, as últimas 37 seguidas, e empatou apenas uma, contra os EUA, em 1999. São 10.449 dias sem perder — ou 28,6 anos.
No confronto com as chilenas, a ponta Adriana Castro foi a artilheira, com 11 gols marcados. A armadora Bruna de Paula terminou com cinco.
A Argentina garantiu sua classificação ao derrotar o Paraguai por 28 a 18.