Medalhistas olímpicas de bronze em Tóquio em 2021, as brasileiras Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos neste sábado (28). Na final, com frio e um pouco de chuva, na quadra central do Centro Deportivo de Tênis do Estádio Nacional, derrotaram as colombianas Maria Fernanda Herazo e Paulina Pérez por 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em 1h34min de partida.
Favoritas ao título, elas o conquistaram sem perder set nos três jogos que disputaram. A conquista é a terceira do Brasil na história do Pan. Antes, Joana Cortez e Vanessa Menga venceram em Winnipeg-1999 e Joana Cortez repetiu o feito em Santo Domngo-2003, com Bruna Colosio.
Luisa ainda poderá ganhar uma segunda medalha dourada no Chile. No domingo (29), ela disputará a final de simples contra a argentina Lourdes Carle.
Thiago Monteiro e Gustavo Heide caem nas semifinais de simples
O Brasil poderia ter conquistado duas vagas nas final de simples masculina neste sábado. Thiago Monteiro e Gustavo Heide acabaram derrotados e disputarão o bronze.
Thiago acabou sendo superado pelo local Tomás Barrios, que marcou 6/3 e 6/1, em jogo que durou 1h27min. Para o chileno, que decidirá o ouro com o argentino Facundo Díaz, a partida teve um gosto de revanche. Em Lima-2019, ele perdeu a final para outro brasileiro, o mineiro Marcelo Zormann.
Gustavo Heide chegou a liderar o confronto com Facundo Díaz, mas acabou perdendo por 2 a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (6), após 3 horas de confronto.
Além da possibilidade de disputar o ouro, os brasileiros perderam a chance de conquistar as vagas olímpicas em disputa na chave.