O Brasil está na final de simples do torneio feminino de tênis dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em um jogo com 3h13min de duração, a paulista Laura Pigossi superou a argentina Julia Riera, parciais de 4/6, 6/4 e 7/6 (5) e, agora, vai em busca da medalha de ouro, contra outra tenista argentina, Lourdes Carle, que passou pela canadense Rebecca Marino em sets diretos (6/1 e 6/4).
Medalha de bronze em duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, ao lado de Luisa Stefani, Laura também jogara está final ao lado da parceira, no fim da tarde deste sábado (28).
As duas primeiras parciais não só tiveram placares iguais, como alguns números semelhantes, como três quebras de saque para as vencedoras. Já no terceiro set, Pigossi chegou a estar abaixo em 3/5, mas quebrou o serviço de Riera e empatou em 5/5. Sem quebras, veio o tie-break.
No desempate, a argentina começou melhor e abriu 2/0, mas Laura Pigossi reagiu e virou para disparar em 6/3 e saque. Porém, acabou perdendo as duas chances e viu Riera se aproximar e ter o serviço a favor. Mas foi a brasileira quem se deu melhor em uma longa troca de bolas e com um voleio fechou em 7/5, para logo depois desabar em choro na quadra de saibro do Centro Deportivo de Tênis do Estádio Nacional.
Com o resultado, Laura garantiu presença nos Jogos Olímpicos de Paris. As vagas em disputa no Pan são para os finalistas. O único requisitado para que elas sejam confirmadas é estar entre os 400 melhores do ranking mundial em 10 de junho de 2024.