O Juventude continua com a melhor campanha fora de casa na Série B do Campeonato Brasileiro e está volta ao G-4. Dessa vez, o resultado positivo foi na Ressacada, em Florianópolis, 2 a 0, diante do Avaí, nesta segunda-feira (25). Os gols foram marcados por Alan Ruschel, em golaço de falta, e Gabriel Taliari, ambos ainda no primeiro tempo. Em 15 jogos como visitante, essa foi a oitava vitória alviverde.
Com mais um resultado positivo, o Verdão retorna ao G-4 da Série B. Agora, o time do técnico Thiago Carpini chega aos 50 pontos e está na terceira colocação. No próximo sábado (30), às 15h30min, encara o Criciúma, no Estádio Alfredo Jaconi pela 30ª rodada.
VITÓRIA ENCAMINHADA
Ainda sem Nenê e Erick, o técnico Thiago Carpini repetiu a escalação inicial pela primeira vez nesta Série B. O Avaí, desesperado contra o rebaixamento, tentou imprimir o ritmo inicial. Logo no primeiro minuto, William Pottker fez o passe para o ex-Juventude, Gabriel Poveda. O atacante recebeu, invadiu a área e finalizou por cima do gol.
Aos 12 minutos, o Avaí. Assustou novamente. Natanael cabeceou para dentro da pequena área, Rafael Gava finalizou e o goleiro Thiago Couto defendeu. A primeira chegada com mais perigo do Ju aconteceu no minuto seguinte. Vini Paulista entrou pela esquerda e cruzou direto para o goleiro defender.
O time catarinense seguia melhor e o Ju com dificuldades para criar chances. O Avaí continuava buscando. Aos 14, Natanael cruzou e Rafael Gava finalizou, de primeira e dentro da área, mas Thiago Couto defendeu. Os donos da casa estavam mais presentes no campo de ataque. O Leão tinha as melhores oportunidades.
No entanto, o Ju foi certeiro. O técnico Thiago Carpini pediu e a efetividade chegou. Aos 23 minutos do primeiro tempo, o Ju teve uma falta próxima à área pelo lado direito. O lateral Alan Ruschel cobrou, de perna esquerda, por cima da barreira. Após um toque sutil na mão do goleiro Igor e na trave esquerda, bola no fundo da rede. Um belíssimo gol. Avaí 0x1 Juventude.
E a efetividade continuou em alta. Aos 29 minutos, o Ju aumentou. David chegou pela esquerda e cruzou na área. Vini Paulista tentou dominar, a bola bateu nele e sobrou para o atacante Gabriel Taliari que finalizou de primeira no canto esquerdo. Avaí 0x2 Juventude. Vitória encaminhada ainda no primeiro tempo.
VANTAGEM CONFIRMADA
Em vantagem no placar, o Ju voltou para o segundo tempo com Dani Bolt na vaga de Reginaldo. O Avaí fez quatro mudanças para tentar mudar o confronto. Entraram Alan Costa, Felipinho, Edinho e Jael. Porém, pouco mudou. Logo aos dois minutos, David chegou próximo à meia e finalizou no canto. A bola passou perto da trave direita com desvio. No escanteio cobrado por Alan Ruschel, Danilo Boza cabeceou e o goleiro Igor fez grande defesa.
Se o Avaí esperava reagir, aos cinco minutos, Jael, que entrou instantes antes, foi expulso por acertar o zagueiro Zé Marcos. Depois disso, o jogo ficou aberto para o Verdão tentar ampliar. O Leão estava entregue e dava espaços. Aos 20 minutos, Jean Irmer cobrou falta em chute forte e o goleiro Igor defendeu. Aos 30 minutos, Jadson quase ampliou. Ele arriscou da entrada da área e Igor fez grande defesa para salvar.
Aos 36 minutos, mais uma expulsão. O lateral-direito Igor Inocêncio, ex-Juventude, acertou um chute na altura do peito do atacante Ruan. Com isso, o Verdão terminou o confronto com dois jogadores a mais. Aos 40, o Ju teve a chance de ampliar. Jadson entrou sozinho na área bateu cruzado, mas ninguém apareceu para finalizar na pequena área. Foi só segurar e administrar. Juventude de volta ao G-4 e melhor visitante na Série B: Avaí 0x2 Juventude.
Ficha técnica
Avaí 0x2 Juventude - 29ª rodada da Série B
Data: 25/9/2023 (segunda-feira)
Horário: 18h30min
Local: estádio Ressacada, em Florianópolis
AVAÍ
Igor Bohn; Igor Inocêncio, Jonathan Costa, Douglas Bacelar (Alan Costa, int) e Bruno Cortez (Felipinho, int); Xavier (Edinho, int), Wellington e Rafael Gava (Giovanni, 33/2º); Natanael, Gabriel Poveda (Jael, int) e William Pottker. Técnico: Eduardo Barroca
JUVENTUDE
Thiago Couto; Reginaldo (Dani Bolt, int), Danilo Boza, Zé Marcos (Luiz Gustavo, 27/2º) e Alan Ruschel; Jean Irmer (Kadi, 27/2º), Jadson e Vini Paulista; Daniel Cruz (Tite, 11/2º), David (Ruan, 28/2º) e Gabriel Taliari. Técnico: Thiago Carpini
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade-ES, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos-PR e Pedro Amorim de Freitas-ES. No VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho-RJ.
Cartões amarelos: Thiago Couto, Dani Bolt, Luiz Gustavo (J); Xavier (A)
Cartão vermelho: Jael e Igor Inocêncio (A)
Gols: Alan Ruschel (J), aos 23 minutos do primeiro tempo; Gabriel Taliari, aos 29 minutos do primeiro tempo