O Caxias do Sul Basquete está em período de pré-temporada, em preparação para a 16ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB). A estreia na competição será no dia 24 de outubro, diante do União Corinthians. Até lá, o time caxiense disputará três torneios em busca de entrosamento e treinamento para a competição nacional.
O primeiro será entre a sexta-feira (15) e o domingo (17), no Interligas Adulto, disputa que reúne equipes brasileiras e argentinas. A competição terá oito clubes, quatro de cada país. Os times foram divididos em dois grupos na fase inicial. O Caxias do Sul Basquete jogará na cidade de Corrientes, na Argentina, contra o Regatas Corrientes (ARG), o Riachuelo (ARG) e o Pato Basquete (BRA). Já São Paulo será a sede das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG).
— É uma competição de pré-temporada, com duas sedes. Uma na Argentina e outra em São Paulo. O campeão de cada quadrangular joga no dia 25, um jogo final. Se tiver uma equipe da Argentina, o jogo é lá. Se tiver duas equipes brasileiras, será em São Paulo. Vai ser uma competição importante, porque a Argentina tem um trabalho de alta qualidade e investe muito em jogadores estrangeiros — analisou o técnico Rodrigo Barbosa, em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
A estreia está prevista para sexta-feira, às 21h30min, contra o Regatas Corrientes, com transmissão pelo YouTube do NBB. As duas rodadas seguintes dependem dos resultados das primeiras partidas.
Além do torneio na Argentina, a preparação para o NBB terá outras duas competições. Na próxima semana, entre 21 e 24 de setembro, Caxias do Sul será sede do Sul-Brasileiro, que reunirá algumas das principais equipes da região na modalidade. Além do Caxias Basquete, estarão Londrina, Blumenau e Pato. Depois, entre os dias 5 a 8 de outubro, acontece a Copa KTO, em Passo Fundo, com Vasco, União Corinthians e possivelmente Cerrado, todos rivais no NBB.
A pré-temporada do Caxias do Sul Basquete tem mudanças na comparação com as anteriores. A principal delas é justamente o número de jogos preparatórios para o NBB.
— O que mudou realmente foi a pré-temporada. Normalmente, tínhamos 45 dias no máximo. Teve épocas que foram 30 dias. Agora são dois meses entre o início da preparação e a estreia no NBB. Então, mudou nesse sentido. Porém, eu ficar 40 dias só treinando é muito ruim. Ficar 60 dias treinando e jogando pode ser positivo, porque conseguimos intercalar tudo que os jogadores precisam, com treino, descanso e jogo — avaliou Rodrigo Barbosa, que completou:
— É fundamental e vai interferir muito no campeonato, porque normalmente nós jogávamos duas ou três partidas antes de iniciar o NBB. Esse ano com a Interligas, o Sul-Brasileiro e a Copa KTO, a gente deve jogar 11 partidas antes da temporada iniciar. Junto com os atletas que vieram da LDB intensa, que não pararam. Isso pode nos dar na frente um time estruturado, com entendimento do nosso jogo.
Elenco
O Caxias do Sul Basquete oficializou cinco contratações para a atual temporada: o ala/pivô Rafa Oliveira, o ala Wesley Mogi, o pivô Wesley Sena, o armador norte-americano Kenny Dawkins e o armador argentino Alejandro Konsztadt. Além disso, renovou o contrato com o ala/pivô Diego Conceição. O elenco conta ainda com cinco jogadores que estavam na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB): os armadores Elias e Gabriel, o ala Léo Cravero, o ala/pivô Vini Chagas e do pivô Vitor Borges (que se recupera de lesão).
— A principio esse é o grupo, porque a gente imaginou isso. Nos últimos anos tivemos problemas de lesão e isso atrapalha bastante. A principio a ideia é com esse grupo adulto, mais os jogadores do LDB, ter um time mais jovem, longilíneo, menos experiente, mas podemos fazer uma equipe competitiva, atlética e dinâmica — finalizou Rodrigo Barbosa.