O Caxias já iniciou o deslocamento para o Distrito Federal. O último treinamento em solo gaúcho foi realizado nesta quinta-feira (17), no CT Baixada Rubra. A equipe encerra a preparação com um treinamento no Estádio Elmo Serejo Farias, do Brasiliense, na manhã desta sexta-feira.
No sábado (19), às 15h30min, o Grená terá o confronto de volta diante do Ceilândia pelas oitavas de final da Série D. Para chegar às quartas, o Caxias terá de vencer o duelo. Um novo empate leva o jogo para os pênaltis, pois na partida de ida as equipes ficaram no 0 a 0. Para a decisão, o técnico Gerson Gusmão admitiu uma mudança tática do time.
— A gente treinou algumas variações durante a semana para tentar conseguir ter vantagem em relação ao nosso adversário, que teve muita felicidade na sua estratégia. Agora é pensar bem e analisar com a estratégia que a gente vai utilizar para o jogo, mas em alguma coisa tem que ser diferente do que foi no último jogo, até porque a gente não conseguiu ter a superioridade e o domínio do jogo que nós esperávamos. Isso em termos de conclusão e posse de bola de levar mais perigo ao nosso adversário — declarou o treinador, que não descartou a saída de um atacante:
— Posso sim tirar um atacante e colocar um volante de mais marcação e tirar um segundo volante. São possibilidades que a gente vai pensar bem, treinamos as duas maneiras e para ver qual que a gente vai utilizar no jogo, mas independente disso, acho que o mais importante é nossa concentração, o foco dos atletas.
LATERAL E VOLANTE
No jogo de ida, o técnico Gerson Gusmão sacou o volante Marlon da equipe. Com 28 partidas na temporada, o camisa 5 não conseguiu manter o bom rendimento de temporadas passadas. A oscilação tem sido uma marca do atleta na Série D, assim como da equipe. Agora, o treinador não descarta voltar com o atleta para o jogo no Estádio Abadião.
— É um jogador de marcação, o jogador de imposição. Isso é característica dele. É um jogador de característica sim que nós vamos precisar no jogo lá. Então, acho que é uma das possibilidades que nós treinamos. Para que a gente possa competir bem, possa ter esse embate, vai ser um jogo físico, jogo de disputa até pela condição do gramado, que não é a mesma coisa do Centenário que você pode jogar com a bola no chão. Lá a bola vai estar no alto e a gente vai ter de estar posicionado para pegar a segunda bola — explicou o treinador.
Gerson Gusmão mantém a dúvida na lateral direita. Marcelo voltou aos treinos, mas ainda não tem presença garantida. Ele se recupera de uma edema no músculo posterior do coxa. No empate em casa, Adriel foi o substituto. Questionado se Marcelo vai para o jogo, o técnico Grená respondeu:
— A nossa expectativa é que sim. Fez alguns trabalhos, mas ainda sente um pouco. A gente tem tá tendo um cuidado muito grande para poder fazer de tudo para poder contar com ele. É um jogador importante, fundamental para a equipe. Mas tem que estar 100%. Não podemos correr o risco também de colocar um atleta que não esteja o seu melhor e acaba perdendo ele no início do jogo, enfim, no primeiro lance, vamos fazer de tudo para que ele possa estar no melhor dele.