A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o árbitro de vídeo já será utilizado a partir das oitavas de final da Série D. Essa decisão é uma novidade, porque nos anos anteriores o recurso era utilizado somente a partir das quartas, que é o mata-mata que vale o acesso à Série C. Com isso, os dois jogos do Caxias diante do Ceilândia terão a utilização da tecnologia.
A CBF já comunicou os clubes que o VAR será utilizado a partir das oitavas de final. A partida de ida do Caxias diante do Ceilândia, no domingo (13), às 16h, no Estádio Centenário, terá a tecnologia. A oficialização deve acontecer com a divulgação da escala de arbitragem. O confronto de volta será no sábado (19), às 15h30min, no estádio Abadião, em Ceilândia-DF.
Os estádios estão sendo vistoriados para receber toda a estrutura do VAR. Ao todo serão 15 estádios usados nesta fase da competição, já que o Presidente Vargas, em Fortaleza, recebe as partidas do Atlético-CE e do Ferroviário.
Com capacidade para aproximadamente 4 mil pessoas, o estádio Abadião, do Ceilândia, tem uma estrutura menor do que outras praças esportivas. No entanto, o local já recebeu o VAR. Em 2022, a tecnologia estreou no Campeonato Candango nos duelos entre Brasiliense e Ceilândia.
As oitavas de final da Série D com os jogos de ida acontecem já no próximo final de semana e as partidas de volta serão nos dias 19 e 20 de agosto.
Confira confrontos de ida:
Sábado - 12/8
17h - Atlético-CE x Sousa- PB - estádio Presidente Vargas
17h - Bahia de Feira (BA) x Nacional (AM) - estádio Arena Cajueiro-BA
17h - Camboriú-SC- x Athletic-MG - estádio Hercílio Luz Itajaí-SC
17h - Ferroviária-SP x Anápolis-GO - estádio Fonte Luminosa-SP
18h - Patrocinense-MG x Portuguesa-RJ - estádio Pedro Nascimento-MG
Domingo - 13/8
16h - Caxias x Ceilândia-DF - estádio Centenário
16h - Maranhão-MA- x Retrô-PE - estádio Castelão-MA
16h - Nacional-PB x Ferroviário-CE - estádio Zé Cavalcanti-PB