Na superstição popular, gato preto é sinal de azar. Contudo, para o Ceilândia tem sido de muita sorte nesta Série D do Brasileiro. O Gato Preto do Distrito Federal avançou às oitavas de final da Quarta Divisão nacional e será o adversário do Caxias. O confronto de ida está marcado para o próximo domingo (13), às 16h, no Estádio Centenário. E a volta no dia 19, sábado, às 15h30min, no Estádio Abadião.
O adversário tem bons números na primeira fase da Série D. O Ceilândia terminou como líder do Grupo A-5 com 28 pontos. O time teve sete vitórias e sete empates. A equipe não perdeu na primeira fase. Após uma invencibilidade de 14 jogos, a primeira derrota veio na segunda etapa da competição. O time sofreu o primeiro revés diante do Vitória, no Espírito Santos, por 1 a 0. Para enfrentar o Caxias, o Gato Preto reverteu a desvantagem com uma vitória por 3 a 0 em casa.
O time comandado pelo técnico Adelson de Almeida sofreu apenas seis gols em toda a competição. Dono da melhor defesa, a equipe levou mais de um gol apenas contra o Operário, quando empatou em 2 a 2 pela primeira fase. Dos gols sofridos, dois foram em casa. Os outros quatro foram longe do Abadião. A defesa do Ceilândia só foi vazada pela primeira vez na sexta rodada da Série D, quando empatou em 1 a 1 com Anápolis, do técnico Luís Carlos Winck. Aliás, o Anápolis detém a segunda melhor defesa com sete gols sofridos, mesmo número do Ferroviário-CE.
No ataque, o destaque é Gabriel Barcos, 35 anos. Ao marcar gols, o atleta comemora com a mão no olho, como Hernán Barcos. A semelhança com o atacante argentino justifica. Ao longo da primeira fase, o Gato Preto teve quatro goleadas, sendo duas por 4 a 0 contra Ipora e Interporto. O time também aplicou um 3 a 0 contra o Real Ariquemes e um sonoro 7 a 0 contra o mesmo adversário.
O elenco é formado por muitos atletas rodados na região centro-oeste do país. Entre os mais experientes está também o camisa 10 Pedro Bambu, 36 anos. Com passagem por Atlético Goianinense e Vila Nova, o atleta tem 16 jogos pelo clube na temporada. Outro nome conhecido é o atacante Matheus Nolasco, 28 anos. Formado na base do Atlético Mineiro, tem passagem pelo Santos.
NÚMEROS CEILÂNDIA
16 Jogos
8 Vitórias
7 Empates
1 Derrota
31 Gols marcados
6 Gols sofridos
58,33% de Aproveitamento
GOLS SOFRIDOS
Ceilândia 1x1 Anápolis
Operário 2x2 Ceilândia
Ceilândia 1x1 Brasiliense
Iporá 1x1 Ceilândia
Vitória-ES 1x0 Ceilândia