O Juventude entrou na disputa da Série B 2023 com dois objetivos claros. E após 22 rodadas da competição, o Verdão está prestes a atingir o primeiro deles. Com 36 pontos, faltam nove para a equipe de Thiago Carpini não correr nenhum risco de rebaixamento. Algo que era temido pelo torcedor pelo início ruim na competição, quando o clube somou apenas três pontos em 18 disputados.
— Perdemos para o Vila Nova-GO e ainda precisamos de nove pontos. Seguimos com a mesma linha, com as mesmas convicções e trabalho. E a gente precisa chegar forte e estar muito próximos pra não deixar o pelotão de cima desgarrar, porque temos nossos objetivos bem definidos. O primeiro deles é a permanência, mas a gente sonha com o acesso e que isso aconteça na hora certa — destacou o comandante alviverde.
Com os pés no chão, o treinador não quer deixar os bons números do time sob seu comando subir à cabeça dos atletas. Em 16 jogos no Ju, Carpini tem 68% de aproveitamento, dois a mais do que o líder Sport. São 10 vitórias, três empates e três derrotas.
— Estamos num momento incrível na competição. O nosso retrospecto é extremamente favorável. O aspecto emocional e psicológico é fantástico. Não é apenas um desempenho de G-4, mas sim de equipe que briga por título em percentual de aproveitamento — festejou o treinador alviverde em entrevista coletiva.
Secador ligado
O Juventude está em sétimo lugar na tabela, a dois pontos do Vila Nova, o quarto colocado. Diante dos goianos, no começo da semana, o Verdão dependia apenas de si para ingressar na zona de classificação à Série A, mas saiu de campo derrotado por 2 a 0 e adiou o sonho.
Para figurar no G-4 na 23ª rodada, o time alviverde terá que, primeiro, vencer o Guarani, no domingo, às 15h45min, em Campinas. O Bugre está uma posição acima na tabela, com 37 pontos.
Antes, a equipe terá que secar o Criciúma, que joga no sábado (12), no Heriberto Hülse, diante do Londrina. Os catarinenses têm 38 e não podem vencer o confronto.
Por fim, o Vila Nova não pode derrotar o Avaí. A partida também acontece no sábado e será disputada em Goiânia.
Existe ainda a improvável possibilidade do Ju ultrapassar o Novorizontino — terceiro com 39 pontos. Mas os paulistas teriam que perder o confronto contra o Mirassol, no Jorge Ismael de Biasi, e diminuir o saldo de gols. A equipe de Eduardo Baptista tem saldo 13, enquanto que o do Ju é de apenas quatro.
Mas mesmo que o Alviverde não entre no G-4 nesta rodada, o lateral-direito Reginaldo garante que o clube terminará a competição com o objetivo do acesso alcançado.
— Temos que manter o foco e trabalhar forte que a gente vai conseguir entrar no G-4 logo mais. Nós temos ainda 16 rodadas para entrarmos e nós vamos entrar. Tenho certeza que na 38ª rodada a gente vai terminar no G-4 — destacou o atleta.