O Juventude alcançou a sua oitava vitória na Série B do Campeonato Brasileiro, sendo a sétima sob o comando do técnico Thiago Carpini. Neste domingo (2), o Ju derrotou o Vitória, por 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, pela 15ª rodada da competição. O adversário está entre os postulantes ao acesso e figura no G-4.
O técnico alviverde optou por uma estratégia inicial de atuar com Dani Bolt e Reginaldo juntos. Ambos são laterais de origem, mas o segundo atuou mais avançado.
— Vitória importantíssima. Eu acho que para fazer valer a vitória do último jogo e a maneira como a equipe se comportou no segundo tempo (diante do Londrina com virada), a gente tinha que ganhar em casa. Sabíamos que não seria simples, porque o adversário é qualificado. A escolha do Bolt foi fazer uma dobra com uma tirada mais forte do Reginaldo e proteger mais o lado perigoso do Vitória. Mais do que as estratégias é o comprometimento do grupo — comentou Carpini.
Além disso, o Juventude também atuou com um meio-campo mais móvel. Sem Mandaca e Jean Irmer, Jadson era o único volante de origem.
— Eu tinha comentado algumas vezes de criar alternativas. Esse é o ponto. Estamos criando dentro daquilo que temos neste momento. Agora em diante ganhamos mais peças e variações. Algo que tenho comigo sobre os comportamentos quando não se tem a bola, a ocupação de espaços. Todo mundo sabe marcar. O difícil é saber jogar. A encurtada, a competitividade, isso todo mundo pode fazer. Não abro mão de fazer o que treinamos — analisou o treinador.
Em 15 rodadas, o Juventude tem 53% de aproveitamento. A campanha, em outros anos, garantiria vaga no G-4. No entanto, os times da parte de cima estão com ótimos números. Sob, o comando de Carpini são nove partidas com sete vitórias (77,7%).
— Nos últimos, não me lembro de um aproveitamento tão bom do G-4. Acho que são dois fatores: a régua muito alta e o nosso início. Por isso, não estamos mais próximos ou dentro do G-4. Uma campanha de nove jogos com sete vitórias, deveríamos figurar entre os quatro primeiros. Esperamos que seja questão de tempo. Continuamos com esse objetivo, de forma gradativa — finalizou o técnico alviverde.
Na próxima rodada, o Juventude encara o Ituano, no sábado (8), às 17h, no Estádio Novelli Júnior, em Itu.