O Juventude acabou surpreendido dentro de casa e foi derrotado, de virada, pelo Tombense por 2 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi, na noite deste domingo (11). O resultado encerrou a sequência de vitórias de Thiago Carpini no comando do time alviverde.
A equipe alviverde segue assim na 8ª colocação. Por conta da Data Fifa, a Série B terá uma pausa e o Ju só volta a jogar no dia 22, quinta-feira, contra o Sport, fora de casa, pela 13ª rodada.
Na noite gelada do Alfredo Jaconi, o Ju tratou de esquentar o torcedor que acompanhou a partida no estádio com uma postura agressiva nos primeiros minutos. Porém, mesmo com uma sequência de escanteios e o controle territorial, a equipe não criou chances claras.
Aos 10, no primeiro contra-ataque mais perigoso do Tombense, Marcelinho recebeu pela direita, avançou em velocidade e chutou cruzado para a defesa de Thiago Couto. A jogada se repetiu aos 16. Agora mais centralizado, Marcelinho ganhou da defesa alviverde e chutou próximo ao travessão.
O Ju levou perigo aos 22. Em jogada bem trabalhada pelo lado direito, Nenê deu de letra e Reginaldo cruzou para a área. Pedro Costa evitou que a bola chegasse em David, mas quase mandou contra o próprio gol. O duelo se manteve equilibrado e com muitas disputas na intermediária, sem que os goleiros Felipe e Thiago Couto tivessem trabalho.
Na reta final da primeira etapa, o time de Carpini conseguiu chegar com mais efetividade. Aos 40, em jogada rápida, Rodrigo Rodrigues avançou até a área e rolou para Jean Irmer finalizar nas mãos do goleiro do Tommbense. No minuto seguinte, Nenê recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro. David dominou, girou, mas errou a pontaria. O detalhe é que o atacante tinha duas ótimas opções de passe dentro da área.
Nos acréscimos, o Tombense quase abriu o placar em duas oportunidades. Em lançamento nas costas da defesa, Alan Ruschel e Zé Marcos falharam e Marcelinho ficou cara a cara com Thiago Couto, que se agigantou e fez grande defesa. Na sequência, após cobrança de falta da intermediária, a bola cruzou a pequena area e Thiago Couto fez outra intervenção importante.
Emoção até o final
Na volta do intervalo, com Robertinho na vaga do lesionado Mandaca, o Juventude voltou disposto a mudar o cenário da partida. Logo no primeiro minuto, David chutou cruzado e Felipe espalmou para escanteio. Na cobrança, Danilo Boza cabeceou na rede pelo lado de fora.
O jogo ficou lá e cá. Keké perdeu boa oportunidade de abrir o placar em contra-ataque. Na resposta, Rodrigo Rodrigues escorou e Nenê foi derrubado na área. Chamado ao VAR, Paulo Henrique Volkopf viu um toque de mão de Jadson na origem do lance e não marcou a penalidade.
Aos 12, em cobrança de falta rápida, David avançou em velocidade e bateu com desvio da defesa. Na cobrança de escanteio, Nenê colocou na cabeça de David, que cabeceou para as redes: 1 a 0 Ju.
O Tombense reagiu rápido. Aos 21, Danilo Boza desviou para trás e Robertinho não conseguiu afastar no lado direita da defesa. Matheus Frizzo roubou e rolou para Keké chutar de primeira, no canto de Thiago Couto, empatando o jogo: 1 a 1.
O duelo continuou movimentado e Robertinho teve boa chance aos 30, em chute da entrada da área que parou em Felipe. Nos minutos finais, virou ataque contra defesa. Em 41, em escanteio cobrado por Nenê, Boza cabeceou nas mãos do goleiro.
Com sete minutos de acréscimos, o Juventude continuou pressionando até o final, mas as chances se limitaram às bolas paradas. No último lance do jogo, veio a surpresa. Em contra-ataque, Alex Sandro recebeu com liberdade entre os zagueiros, avançou, tirou do goleiro e fez o 2 a 1 para o Tombense.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x2 Tombense
Série B - 12ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Jadson, Mandaca (Robertinho, int.) e Nenê; David (Ruan, 26/2º) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini
Tombense
Felipe Garcia; Pedro Costa (Zé Victor, 35/2º), Wesley Marth (Kevin, 35/2º), Augusto e Egídio; Bruno Silva, João Pedro (Jaderson, 16/2º) e Matheus Frizzo; Keké (Alex Sandro, 26/2º) , Marcelinho e Fernandão (Daniel, 16/2º). Técnico Interino: Marcus Carvalho.
Gols: David (J), aos 13min, Keké (T), aos 21min, Alex Sandro (T), aos 52min, no segundo tempo.
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf-MS, auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa-SP (FIFA) e Marcelo Grando-MS. No VAR está Bráulio da Silva Machado-SC (FIFA).
Amarelos: Jean Irmer (J); Matheus Frizzo, Fernandão, Pedro Costa, Wesley, Felipe Garcia, Bruno Silva (T).