O Juventude não para de crescer na tabela do Campeonato Brasileiro da Série B. São cinco vitórias seguidas e a possibilidade de alcançar a sexta diante de um adversário que vem mal na competição. Neste domingo, empolgados pelo triunfo diante do Criciúma, fora de casa, os comandados de Thiago Carpini enfrentam o vice-lanterna Tombense.
Com o jovem treinador, o clube vem quebrando tabus. E no domingo, às 18h15min, no Alfredo Jaconi, o time pode alcançar um novo feito. Desde 1994 o Juventude não vence seis partidas consecutivas. Na ocasião, cinco delas foram pela Segunda Divisão, e outra pelo Campeonato Gaúcho.
O Verdão não conta apenas com a qualidade acima da média do meia Nenê ou do oportunismo do goleador Rodrigo Rodrigues. Além do crescimento individual de alguns jogadores como Alan Ruschel, Jadson e David, o Juventude tem um novo atletas ganhando destaque na zaga. Depois de um rodízio nos últimos jogos, Romércio parece estar conquistando o espaço no time ao lado de Danilo Boza.
— Converso bastante com o Zé Marcos e o Danilo Boza. É opção do treinador. Com o Pintado, estava jogando no lado esquerdo. Fazia anos que não atuava ali, estava me adaptando. Disse ao Carpini que gostava de jogar na direita da zaga. Então, ele pediu pro Boza jogar na esquerda. E depois do jogo contra o CRB, o Carpini falou que iria contar comigo. Falei que estava 100%. Ele tirou o Zé e me colocou desde então. Feliz ele não vai ficar, mas é uma briga sadia. A gente está num nível bom e espero que possamos manter até o final da competição, pra gente ser uma das melhores defesas da Série B —revelou Romércio.
Desta forma, Thiago Carpini vai criando um ambiente de disputa saudável entre os atletas onde cada um sabe que tem que dar o máximo de si, porque a oportunidade vai chegar.
— Escalo de acordo com o adversário. Não quero rotular como opção ou titular. O Zé em um dos últimos lances contra o Criciúma saiu para caçar o adversário, jogou o corpo e parou a jogada. Isso mostra o compromisso e comprometimento com o grupo, assim como o Romércio, Boza e Abner que está treinando bem e está no radar. Tem 27 rodadas e não tem como rotular quem joga. Vamos rodar muito e vai acontecer esse momento por conta do desgaste físico. O que precisamos é criar oportunidade para todos e esse compromisso coletivo —destacou o comandante alviverde.
O método de disputa pela titularidade utilizado por Carpini já era conhecido por Romércio. O zagueiro alviverde trabalhou com o treinador no Guarani em 2020.
— Quando o Carpini chegou, eu e o Reginaldo que já o conhecíamos, falamos pro jogadores que tínhamos tudo para dar certo porque o elenco é qualificado. Temos um Nenê aí que é um jogador sem comentários... Antes a gente só ficava dando chutão. Com o Nenê no time, você tem que fazer a bola chegar no chão pra ele. Colocamos em prática e o resultado a gente está vendo aí. Independente de jogar em casa ou fora, a intensidade e o jeito de jogar são os mesmos —apontou o defensor.
Contra o Tombense, Romércio ainda vai ser reavaliado após receber uma pancada no joelho na partida em Santa Catarina. Pela primeira vez na competição, o Juventude soma mais vitórias do que derrotas na Série B. São seis triunfos contra cinco revés. Com 18 pontos, o Verdão está a apenas dois do G-4 e seca Sport, Criciúma, Mirassol e Ceará para figurar entre os primeiros ao fim da 12ª rodada.
Em crise, Tombense não terá novo técnico no domingo
Vice-lanterna da Série B, o Tombense contratou o técnico João Burse para tentar livrar o clube da zona de perigo na competição. Marcelo Chamusca foi demitido e o auxiliar permanente, Julian Tobar, comandou o time na derrota, em casa, para o Vitória, por 2 a 1, na última rodada.
O treinador de 40 anos tem passagens pelas bases de Palmeiras, Mogi Mirim e Vitória. Nos profissionais, Burse comandou o Rubro-Negro baiano no acesso da Série C em 2022 e foi demitido nesta temporada após resultados ruins no Estadual e na Copa do Nordeste.
O treinador comandou o primeiro treino na quinta-feira (8), mas como realiza um curso para tirar a Licença Pró da CBF, não poderá liderar o time em Caxias do Sul.
—Meu auxiliar (Marcus Carvalho) estará no jogo ao lado do Julian Tobar. Mas já estamos em sintonia. Volto para lá, termino o curso. Nas duas semanas que vão ter de parada da Série B, a gente vai conseguir trabalhar bastante — destacou.
O time não terá o zagueiro Roger Carvalho, expulso na derrota de 2 a 1 diante do Vitória, na última rodada. A tendência é de que Wesley Marth seja o substituto. O volante Bruno Silva, ex-Inter, retorna de suspensão.
Com seis pontos somados, o Tombense ocupa a 19ª posição na tabela de classificação, dentro da zona de rebaixamento da Série B.
— Fechamos essas cinco rodadas com vitórias e tenho certeza que domingo vamos fazer a sexta. Respeitando o Tombense, independente se estão mal ou não. Na Série B, você não pode cair nessa armadilha — destacou Romércio.