A estratégia inicial não deu certo e o Juventude foi uma presa fácil para o Sport. Nesta quinta-feira (22), na Ilha do Retiro, o time alviverde não encontrou soluções para reagir, teve um jogador expulso na segunda etapa e foi derrotado por 3 a 0. Foi o segundo revés seguido na Série B do Brasileiro e o primeiro fora de casa sob o comando de Thiago Carpini.
Após cinco vitórias consecutivas sob o comando do treinador, o Ju se distancia dos primeiros colocados. O próximo desafio, pela 14ª rodada, será diante do Londrina, na próxima quarta-feira (28), às 21h30min, no Estádio do Café, no interior paranaense. O volante Jadson, suspenso, é mais um dos desfalques de Carpini para o duelo.
Nesta quinta, o começo de partida na Ilha do Retiro foi com muita chuva e os donos da casa pressionando. Logo aos quatro minutos, na finalização de Fabio Matheus, de longa distância, Thiago Couto fez a defesa em dois tempos.
No minuto seguinte, após erro de passe de Gehring no meio-campo, o Sport saiu rápido e Vagner Love recebeu pelo lado esquerdo. O centroavante finalizou e a bola desviou na zaga antes de sair perto da trave. A pressão surtiu efeito aos 11. Após falta de Alan em Edinho no lado da área, o ex-jogador do Ju cobrou curto rolando para Luciano Juba. O chute do atacante canhoto desviou na marcação e enganou Thiago Couto: 1 a 0 Sport.
Na tentativa da resposta, a primeira finalização do Juventude foi aos 13 minutos, em cabeçada de Danilo Boza, sobre o gol. A partir daí, com o time pernambucano com as linhas mais baixas e os visitantes tendo o controle da posse de bola, o jogo perdeu em intensidade. Com Jean Irmer e Gehring juntos no meio-campo, a equipe alviverde encontrava muitas dificuldades para furar o bloqueio defensivo dos rivais.
E se o Ju não conseguia atacar, o Sport era extremamente eficiente. Aos 31, após cobrança de escanteio, Thiago Couto saiu mal e não alcançou a bola, que encontrou a cabeça de Vagner Love. O centroavante só escorou para as redes e ampliou: 2 a 0.
Em desvantagem, o time alviverde continuou com sua dificuldade na transição da defesa para o ataque e só foi finalizar aos 48 minutos. Rodrigo Rodrigues aproveitou rebote na área e, desequilibrado, chutou de bico para fora.
Mudança no meio
Com a falta de criação no primeiro tempo, Thiago Carpini mexeu no time no intervalo. Sacou Jean Irmer e colocou Fernando Boldrin. Ao abrir a equipe, o Juventude cedeu espaços generosos para o Sport contra-atacar. Aos cinco minutos, Jorginho recebeu na frente e, da entrada da área parou em Thiago Couto.
Em uma nova tentativa de melhorar a transição ofensiva, Carpini colocou Kelvyn e Vini Paulista nas vagas de Alan Ruschel e Gehring. Só que quem continuou levando perigo foi o Sport, que quase ampliou em lances de Vagner Love e Felipinho. A situação piorou ainda mais aos 14 minutos, quando Jadson recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Com um a menos e uma equipe exposta, o Ju ainda ofereceu ao Sport a chance para marcar o terceiro gol. Em um erro na saída de jogo de Danilo Boza, Vagner Love serviu Felipinho, que chutou no cantinho e fez o 3 a 0.
Nos minuto seguintes, o Ju não abdicou de jogar, mas repetiu as dificuldades na criação e no último passe. Por outro lado, o Sport administrou o resultado, sem se arriscar e rodando o grupo com a saída dos principais jogadores. Na grande chance dos pernambucanos, aos 39, Kayke arriscou de fora da área e acertou o travessão.
Dois minutos depois, em falta cobrada por Boldrin, Zé Marcos desviou de cabeça para fora, na principal oportunidade do lado alviverde.
FICHA TÉCNICA
Série B - 13ª rodada
Sport 3x0 Juventude
Ilha do Retiro
Sport
Renan; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino, Igor Cariús (Matheus Vargas, 38/2º); Ronaldo Henrique, Fábio Matheus, Jorginho (Fabricio Daniel, 30/2º); Edinho (Wanderson, 30/2º), Vagner Love (Kayke, 38/2º)e Luciano Juba (Felipinho, 7/2º). Técnico: Enderson Moreira
Juventude
Thiago Couto; Reginaldo, Romércio, Danilo Boza e Alan Ruschel (Kelvyn, 8/2º); Jean Irmer (Fernando Boldrin, int.), Jadson, Gehring (Vini Paulista, 8/2º) e Nenê (Ruan, ; David (Zé Marcos, e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Thiago Carpini
Gols: Luciano Juba (S), aos 11min, Vagner Love (S), aos 31min, no primeiro tempo. Felipinho (S), aos 18min, no segundo.
Expulsão: Jadson (J).
Amarelos: Romércio, Fernando Boldrin (J).
Árbitro: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa (FIFA) e Gustavo Rodrigues de Oliveira. O trio é de São Paulo. No VAR fica Fábio Rogério Baesteiro-SP.