No começo de 2023,se alguém dissesse para os torcedores de Juventude e do Sport que o futuro dos dois times na Série B poderia estar nas mãos de dois jogadores de 41 e 39 anos, respectivamente, certamente existiria um desânimo geral. Afinal, os dois "vovôs garotos", como são conhecidos Nenê e Vagner Love, não estavam na sua melhor fase quando aceitaram os convites dos dois clubes. E como o futebol costuma surpreender, os dois, além de calarem os críticos, se transformaram nas referências de suas equipes.
Nesta quinta-feira (22), às 21h30min, na Ilha do Retiro os dois têm encontro marcado pela 13ª rodada da Série B. Postulantes ao acesso, Juventude, com 18 pontos, e Sport, com 24 e um jogo a menos, têm demonstrado que apostar na experiência pode valer a pena.
Nenê participou de 10 jogos do Juventude pela Série B. Foram quatro gols e quatro assistências. Homem da bola parada, devolveu ao time de Thiago Carpini uma arma decisiva na construção de vitórias importantes na competição. Dos pés dele, por exemplo, saiu a linda cobrança de falta que resultou no terceiro gol sobre o Avaí, no Alfredo Jaconi. Foi decisivo também no penúltimo toque, como quando cobrou a falta que terminou no gol da vitória sobre o Criciúma, no Heriberto Hülse, marcado por Rodrigo Rodrigues, após cabeceio de Danilo Boza.
Já Vagner Love é o artilheiro da Segunda Divisão com oito gols. Na temporada, o centroavante balançou as redes adversárias 20 vezes em 36 partidas.
E uma dúvida que o torcedor alviverde tem para o jogo pela 13ª rodada é: como frear a boa fase do artilheiro do Sport?
— É a mesma preocupação do Sport: como frear a boa fase do Nenê? Um cara que tem decidido jogos pra nós. É ter atenção nos detalhes. Talvez, ele não tenha a mesma força de anos atrás, mas a capacidade técnica e a qualidade pra definir uma partida e fazer gols são nítidas, tanto é que é o artilheiro da Série B — destacou o técnico Thiago Carpini.
O comandante alviverde não pode contar com o volante Mandaca, que está lesionado. O lateral-esquerdo Kelvyn deve atuar no meio. Outra alternativa testada pelo treinador foi a entrada de um terceiro zagueiro, Zé Marcos. Justamente para conter o bom momento do "vovô pernambucano", que marcou o gol da vitória sobre o Vila Nova, no domingo.
— Acho que o o Vila teve duas ou três finalizações de dentro da grande área e nem acertaram a direção do gol. O Vagner teve uma e você vê a finalização de quem sabe fazer gol. Então, esse cuidado a gente tem que ter. É competir bem, não abrir mão da nossa maneira de jogar. É um jogador extremamente perigoso. Uma referência pra eles, assim como o Nenê é pra nós. Temos uma sequência de três jogos. Temos a nossa meta, precisamos atingir pelo menos 50% da pontuação pra gente ficar sempre na briga que nos garante o acesso — destacou o técnico alviverde.
Números de Nenê em 2023
:: 21 jogos
:: Seis gols
:: Seis assistências
Números de Vagner Love em 2023
:: 36 jogos
:: 20 gols
:: Oito assistências
Liderança no vestiário
Em Caxias do Sul, Nenê encanta a comissão técnica, funcionários e jogadores do Juventude pela disposição nos treinos, carisma com a torcida e engajamento nos jogos. A mais de três mil e seiscentos quilômetros de distância, em Recife, Love desfruta das mesmas semelhanças. Não apenas pela experiência ou técnica. A habilidade do atleta vai além das quatro linhas.
— Quem diria que nosso "menino", Vagner Love, pudesse estar nesta condição, de correr os 90 minutos. Além dos 20 gols na temporada, há de se destacar a liderança dele dentro do grupo. É um cara que todo mundo respeita, mas também tem uma personalidade forte. A força que ele cobra de seus companheiros, seja os mais novos ou os mais veteranos. Esse tem sido um fator importante pro nosso desempenho ao longo da temporada — apontou o presidente do Sport, Yuri Romão, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
E de acordo com o mandatário, a negociação do clube pernambucano com o artilheiro da Série B de 2023 quase não aconteceu.
— O Love está conosco desde a metade do ano passado. Nós vínhamos de uma fase que nos atrapalhou muito, em função da saída do técnico que nem gosto de citar o nome (Lisca deixou o clube para assumir o Santos durante a Série B de 2022). E a gente precisava de um atacante que pudesse converter as nossas jogadas em gols. O nome dele havia sido negado pela comissão técnica que saiu, mas eu dei a autorização pra que ele fosse contratado depois de ele estar acertado com o Paysandu. Não vou dizer que não tínhamos desconfiança sobre o desempenho do Love, com 38 anos na época, mas ela foi dirimida depois das primeiras atuações — revelou o presidente.
Além de Love, o Sport conta com a experiência de Enderson Moreira. O treinador é tricampeão da Série B (2012-2017-2021). Com o objetivo de conquistar o acesso novamente, o clube investiu numa folha mensal de R$ 2,1 milhões. Bem acima da folha alviverde que está em cerca de R$ 1,3 milhão. O atacante Peglow, ex-Inter, e o meia Alan Ruiz, que já defendeu o Grêmio, estão acertados e reforçam a equipe a partir de julho. Com pré-contrato com o Bahia, o atacante Luciano Juba deve atuar. O volante Fabinho e o atacante uruguaio Labandeira seguem de fora.
Mesmo que existam dúvidas sobre as formações que entrarão em campo nesta quinta-feira, a única certeza é de que as atenções estarão voltadas a duas figuras. Dentre os 22 jogadores que vão pisar no gramado da Ilha do Retiro, os "vovôs garotos" Vagner Love e Nenê querem mostrar que não há idade que impeça o alcance dos maiores desafios. E o deles é conduzir Juventude e Sport à elite do futebol em 2024.