A preparação do Juventude durante os onze dias sem jogos pela Série B serviu para o técnico Thiago Carpini testar uma nova formação tático com o grupo. Para a partida diante do Sport, na quinta-feira (22), às 21h30min, em Recife, o treinador não terá o volante Mandaca. Lesionado, o atleta fica de fora de pelo menos três rodadas da competição.
Para suprir a carência deixada por uma das referências técnicas da equipe, o comandante alviverde testou, inclusive, a mudança de esquema.
— Durante a semana passada, a gente repetiu uma formação nos treinos com uma linha de cinco. Eu gostei muito. Tendo em vista que temos um zagueiro como o Zé Marcos. Canhoto, que facilita nossa construção. Para um jogo como contra o Sport, que vai empurrar a gente na última linha, pode ser uma alternativa. Não vou dizer que vamos usar, mas tivemos tempo para testar — revelou o técnico.
A linha defensiva testada por Carpini teve Danilo Boza, Zé Marcos e Romércio. No típico 3-5-2, um dos esquemas utilizados pelo treinador no Água Santa. Mesmo com o teste, a tendência ainda é de que o lateral-esquerdo Kelvyn atue improvisado no meio de campo alviverde.
— O Kelvyn dá essa profundidade. Até um pouco mais do que o Mandaca. Não dá a mesma proteção que ele. O Mandaca é um cara que vem evoluindo neste setor. Vai fazer falta, mas não vamos lamentar, temos que enaltecer estas oportunidades. O jogo que o Kelvyn fez foi contra o Avaí. Achei que ele foi bem. Fazia tempo que ele não jogava nessa função. E no jogo contra o Criciúma, ele também entrou nessa posição. Então, ele é uma possibilidade real da gente poder não mudar muito a nossa característica — apontou o treinador, que ainda testou outros jogadores no meio-campo nos últimos treinos:
— Eu olhei o Vini Paulista, o próprio Gehring. Daí muda um pouco nossa característica, mas também fortalece o setor de meio-campo. O Gehring dá pra fazer um corredor também, junto com o Jean Irmer. Então, criamos alternativas.
O provável time do Juventude para encarar o Sport deve ter: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Romércio e Alan Ruschel; Jean Irmer; Jadson, Kelvyn (Zé Marcos) e Nenê; David e Rodrigo Rodrigues.