O dia 15 de maio de 2023 marca uma nova fase no Juventude. Thiago Carpini chega para comandar o time alviverde na sequência da Série B do Campeonato Brasileiro e buscar uma recuperação na competição. Recentemente, o treinador foi vice-campeão paulista com o Água Santa. Mas quais são os outros trabalhos do profissional? Como foram os resultados? O Verdão será o sétimo clube que ele trabalha como treinador desde 2019.
Antes de iniciar a carreira como treinador, Carpini foi jogador de futebol. Ele atuava como zagueiro e volante. Ele encerrou a carreira em 2017 quando atuava na Caldense-MG. Entre os clubes que jogou estão Ponte Preta, Atlético-MG, Bahia e Guarani. Após se aposentar dos gramados, ele passou a exercer a função de auxiliar-técnico, em 2018, no XV de Piracicaba e depois no Botafogo-PB.
Então, Carpini foi convidado para trabalhar como auxiliar-técnico fixo do Guarani. Em 2019, assumiu interinamente o comando depois de Roberto Fonseca durante a Série B do Brasileiro. Com ele, o Bugre escapou do rebaixamento e, assim, foi efetivado para a temporada 2020.
Carpini levou o Guarani ao vice do Troféu do Interior ao perder a decisão para o Bragantino. Contudo, o início ruim na Série B de 2020, com seis jogos e cinco derrotas e apenas três pontos, resultou na sua demissão, após a derrota de virada para o Náutico, por 2 a 1, em Campinas. No Guarani, foram 42 partidas, com 15 vitórias, nove empates e 18 derrotas.
— Vivi um momento bem delicado, em 2019, no Guarani, na Série B. Assumi o time na 18ª rodada com nove pontos, três vitórias, estava na lanterna a 12 pontos do primeiro fora do Z-4. E o segundo turno foi uma campanha de acesso. Terminamos o turno em quarto no geral, com seis rodadas do encerramento estávamos livres do rebaixamento. Onde todos já tinham jogado a toalha. A situação financeira era complicada — relembrou Carpini.
Ainda em 2020, Thiago Carpini teve uma passagem de 20 dias no Oeste. Foram apenas quatro jogos, três derrotas e um empate. A equipe estava na lanterna da Série B do Campeonato Brasileiro. O trabalho seguinte de Thiago Carpini foi na Inter de Limeira. Lá assumiu em novembro de 2020. Sob seu comando, a equipe do interior paulista chegou às quartas de final do estadual, algo que não acontecia há 35 anos. Em 13 jogos, foram seis vitórias e sete derrotas, um aproveitamento de 46,15%
Em 2022, teve uma passagem pelo Santo André no Campeonato Paulista. Com ele, a equipe avançou até as quartas de final e caiu para o Bragantino. No clube, teve 38,5% de aproveitamento. Ao todo, foram 13 jogos, três vitórias, seis empates e quatro derrotas.
Em março de 2022, foi contratado pela Ferroviária para a disputa da Série D. Na primeira rodada, venceu por 8 a 0 o URT-MG, em casa. No entanto, foi a única vitória da equipe com Carpini. Depois disso, a Locomotiva teve três derrotas e dois empates. O aproveitamento foi de apenas 27,8%. Com isso, deixou o clube.
ÁGUA SANTA
Em maio do ano passado, Thiago Carpini acertou com o Água Santa para a disputa da Copa Paulista. Na competição do segundo semestre, que serviu de preparação para o Paulistão deste ano, o comandante levou a equipe ao segundo lugar no grupo com 15 pontos, mas foi eliminado nas quartas de final para o XV de Piracicaba, campeão do torneio.
No Paulistão, foi segundo no Grupo B com a mesma pontuação do São Paulo, 23 pontos. Nas fases seguintes, nos pênaltis, o Netuno tirou o Tricolor nas quartas de final e o RB Bragantino na semi. Na final, perdeu a taça para o Palmeiras.
— Eu falo que preciso melhorar muito o Carpini profissional, principalmente quando estou num momento bom, que eu acho que falei algumas coisas diferentes nos jogos das finais do Paulistão, mas a dificuldade é o momento que eu mais gosto, que me trouxe aqui. Por isso, abri mão de todo um projeto que eu tinha, de viagem marcada, de custos pra viver este desafio e tenho a certeza que nós vamos sair desta situação — finalizou Carpini.
OS NÚMEROS DE CARPINI COMO TREINADOR
GUARANI (2019/2020)
42 jogos
15 vitórias
9 empates
18 derrotas
42,85% de aproveitamento
OESTE (2020)
4 jogos
1 empate
3 derrotas
8,3% de aproveitamento
INTER DE LIMEIRA (2020/2021)
13 jogos
6 vitórias
7 derrotas
46,15% de aproveitamento
SANTO ANDRÉ (2022)
13 jogos
3 vitórias
6 empates
4 derrotas
38,5% de aproveitamento
FERROVIÁRIA (2022)
6 jogos
1 vitória
2 empates
3 derrotas
27,8% de aproveitamento
ÁGUA SANTA (2022/2023)
28 jogos
11 vitórias
11 empates
6 derrotas
52,38% de aproveitamento