O Juventude está iniciando um novo ciclo após a chegada do técnico Thiago Carpini. O clube tenta reagir na Série B, deixar para trás o Z-4 e almejar algo melhor até o fim da competição. No entanto, o Verdão passará a dividir as atenções também com a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que inicia em 14 de junho.
O título da competição dará ao Juventude a possibilidade de disputar a Copa do Brasil de 2024, sem a necessidade de ter que torcer para que Grêmio ou Inter conquistem vaga na Libertadores via Brasileirão. Nesse caso, se abriria a vaga para o Ju, quinto colocado do Gauchão.
Para depender apenas de si, o Juventude planeja a contratação de um treinador para comandar a equipe na competição regional. Filipe Dias seguirá comandando a equipe sub-20 no Campeonato Gaúcho.
A direção alviverde pretende também contratar pelo menos três jogadores para a Copinha. A ideia dos dirigentes é de que estes nomes sejam de atletas com experiência em futebol gaúcho e que possam ser a estrutura da equipe que será composta, em sua maioria, por atletas da base.
Thomi Montefiori, artilheiro da equipe sub-20 no Estadual, com quatro gols, é um dos atletas que vai ganhar espaço na Copa FGF. O atacante foi contratado no início da temporada e não teve chances no elenco principal. A competição também servirá para que nomes que se destacarem possam ser utilizados no grupo que disputa a Série B.
O inverso também deve ocorrer. Alguns nomes do grupo de cima serão aproveitados na Copinha, dependendo da avaliação do técnico Thiago Carpini, que irá definir os atletas que não serão utilizados na Segunda Divisão. Jogadores como o lateral-direito Daniel Guedes, os meias Vini Paulista e Vitinho são alguns dos cotados para jogarem competição e não ficarem sem ritmo.
Alguns jovens que transitam entre o sub-20 e o grupo principal têm presenças garantidas no elenco da Copa FGF, como o zagueiro Abner e o lateral-esquerdo Da Rocha. A direção do Juventude pretende anunciar na próxima semana a comissão técnica e o elenco que disputará o torneio.
Competição enxuta
O início da Copa FGF - Troféu Rei Pelé, será em 14 de junho. A edição 2023 será disputada por 13 clubes, que estão divididos em três grupos, sendo um com cinco equipes e dois com quatro. O Juventude está no grupo 2, ao lado de Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense.
O grupo 1 conta com: Aimoré, Monsoon, Novo Horizonte, Inter de Santa Maria e São José. Já o grupo 3 possui: Grêmio, Novo Hamburgo, Real Litoral e São Borja.
A fase classificatória será disputada em turno e returno. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam de fase os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.