A caminhada do Caxias na Série D 2023 não começou da maneira que o torcedor gostaria. O Grená entrou em campo, na tarde deste sábado (6), diante do São Joseense, no Estádio Municipal do Pinhão, em São José dos Pinhais-PR. A equipe do técnico Tcheco perdeu por 2 a 1, com gol nos acréscimos. Em sete participações na competição, essa é a primeira derrota que a equipe sofre na primeira rodada.
O Caxias volta a campo pela segunda rodada da Série D no próximo domingo (14), quando faz sua estreia no Estádio Centenário. O compromisso será diante do Concórdia-SC, às 15h.
PRIMEIRO TEMPO
Após um início de partida bastante estudado entre as equipes, a primeira jogada de perigo foi somente aos 18 minutos do primeiro tempo, e foi grená. No lance construído desde a defesa, Peninha recebeu passe pela esquerda e cruzou para a área encontrando Eron. Ele ganhou no alto e fez o cabeceio procurando o lado esquerdo do goleiro Gabriel Leite, que fez grande defesa e espalmou para escanteio.
Já o primeiro ataque do São Joseense foi somente aos 28 minutos. Pelo lado direito, o meia Carlos Alberto fez o cruzamento e encontrou o centroavante Danilo, que venceu a disputa aérea, mas cabeceou para fora.
Aos 37 minutos, o lance crucial da partida. O zagueiro Fernando acabou recebendo um cartão amarelo por reclamação de um lance onde não estava envolvido. Logo na sequência, o defensor estava perdendo a jogada e fez falta no meio de campo, onde levou o segundo amarelo e foi expulso.
Aos 40, logo após a expulsão de Fernando, o São Joseense chegou com perigo. Pelo lado, Brayan avançou com a bola e chutou para o meio da área. Por muito pouco, o centroavante Danilo não conseguiu a finalização ao gol.
No lance seguinte, gol do São Joseense. Na falta cobrada do meio-campo, a bola sobrou para Danilo, que fez o passe na entrada da área para Doka. Com qualidade, o camisa 7 chutou colocado, no ângulo esquerdo de André Lucas, sem chances para o goleiro do Caxias. Placar aberto no Estádio do Pinhão.
Aos 46 minutos, o Caxias teve a chance de empatar na bola aérea. Adriel fez a cobrança de escanteio e encontrou Ricardo Lima, que conseguiu cabecear na direção do gol, mas foi direto nas mãos do goleiro Gabriel Leite.
No último lance do primeiro tempo, a melhor chance do Caxias no primeiro tempo. Na jogada construída pelo meio-campo, o centroavante Eron encontrou Peninha. De fora da área, o camisa 10 fez ótima finalização, mas a bola acabou batendo no travessão.
SEGUNDO TEMPO
O Caxias voltou do intervalo com duas trocas. Marciel saiu para a entrada de Lucão — para recompor o sistema defensivo —, enquanto Diego Rosa foi substituído por Marcão.
Aos seis minutos, Eron teve a chance de empatar. Na tabela com Marcão na entrada da área, o centroavante finalizou de frente para o gol, mas desequilibrado. Desta maneira, a bola acabou indo para fora, levando perigo.
Aos 21, o São Joseense perdeu grande chance de ampliar o placar. Pelo lado esquerdo, Willyan Sotto fez o cruzamento para a área e encontrou o atacante João. Livre de marcação, o jogador acabou finalizando para fora.
Aos 33 minutos, o gol do Caxias foi impedido pela grande intervenção do goleiro Gabriel Leite. Após o cruzamento de Augusto Galvan, o volante Marlon ganhou no alto da defesa e fez o cabeceio para o lado esquerdo. No entanto, Gabriel fez ótima defesa e mandou para escanteio, salvando o São Joseense.
Aos 40, o Caxias chegou perto do empate mais uma vez, novamente na bola aérea. Na cobrança de falta de Galvan, o zagueiro Lucão fez o toque de cabeça. A bola chegou a raspar a trave esquerda do goleiro Gabriel Leite e foi para fora.
Após tanto insistir na bola aérea, o Caxias chegou ao gol de empate aos 42 minutos do segundo, com Lucão. Após o cruzamento de Joãozinho, Lucão ganhou da marcação do São Joseense e fez o cabeceio. A bola chegou a bater no travessão e, desta vez, ela entrou, sem chances para o goleiro Gabriel Leite.
Quando tudo parecia se encaminhar para um empate com gosto de vitória, o Caxias sofreu o segundo gol, aos 47 minutos do segundo tempo. Após um erro da defesa grená, o São Joseense atacou pelo lado direito com Willyan Sotto. Ele fez o cruzamento e encontrou o centroavante Danilo que, de cabeça, empurrou para o fundo do gol e garantiu a vitória do time paranaense.
FICHA TÉCNICA
1ª Rodada - Série D 2023
Estádio do Pinhão - São José dos Pinhais
São Joseense 2x1 Caxias
SÃO JOSEENSE
Gabriel Leite; Igor Bosel, Raphael, Bruno (Thiago Primão, 39/2º), Duda; Brayan (Willyan Sotto, 12/2º), Doka (Caio, 39/2º), Carlos Alberto; Danilo, Warley e João (Vitor Carmo, 26/2º). Técnico: Zé Roberto
CAXIAS
André Lucas; Adriel, Ricardo Lima, Fernando, Dudu Mandai (Jonathan, 5/1º, depois Joãozinho, 27/2º); Marlon, Marciel (Lucão, int.), Peninha (Marcelinho, 20/2º); Galvan, Diego Rosa (Marcão, int.) e Eron. Técnico: Tcheco
Gols: Doka (S), aos 41 minutos do primeiro tempo; Lucão (C), aos 42 minutos do segundo tempo; Danilo (S), aos 47 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Igor Bosel e Danilo (S); Marciel, Fernando, Eron e Adriel (C)
Cartão vermelho: Fernando (C), aos 37 minutos do primeiro tempo; Bruno (S), aos 48 do segundo tempo
Arbitragem: Diego da Costa Cidral-SC, Leandro Polli Glugoski-PR e Denise Akemi Simoes de Oliveira-PR.