O Caxias conta os dias para se livrar do carma da Série D do Brasileirão. Nos últimos cinco anos, o time chegou em quatro decisões do acesso, mas viu o destino ser cruel com o grená. O torcedor quer fechar esse capítulo e deixar no passado os insucessos. A partir deste sábado (6), o Caxias começa a contagem regressiva para o acesso à Série C. São exatos 140 dias até o duelo de volta valendo o acesso à Série C. Conforme o calendário da CBF, os confrontos das quartas de final serão nos dias 16 e 23 de setembro.
O primeiro passo deste calvário grená será dado neste sábado (6), às 15h30min, em São José dos Pinhais-PR. Na sua viagem mais longa do grupo A8 da Série D, o Caxias enfrenta o São Joseense. Logo de cara terá de lidar com a adversidade do gramado sintético do Estádio do Pinhão, muito similar ao Estádio Francisco Novelletto, palco do último teste antes da estreia, quando o time do técnico Tcheco empatou com São José em 2 a 2. Para o zagueiro Fernando, time que deseja subir não pode se apegar ao gramado, apesar de admitir a interferência no estilo de jogo do time.
— Muda, ainda mais nós que estamos acostumados em um campo tão bom quanto o nosso. A gente sabe que não só na primeira rodada, mas nos outros jogos vamos enfrentar dificuldades. Uma equipe que pensa grande como nós, como acesso e depois o título, isso é um problema pequeno para se preocupar. Quem quer subir tem que enfrentar adversário, campo, o que seja para conseguir os resultados em casa ou fora — declarou o zagueiro grená.
O zagueiro de 29 anos entra no perfil traçado pelo departamento de futebol para conquistar o grande objetivo da temporada. Todo reforço apresentado pelo Caxias é questionado sobre a pressão do acesso. Para o elenco, a pressão deve existir, mas não pode entrar em campo. O elenco possui outros nomes experientes para ajudar nesta campanha, como o zagueiro Dirceu, o lateral Dudu Mandai, o volante Marciel e o centroavante Marcão.
SOB NOVO COMANDO
Na beira do campo, o técnico Tcheco carrega a bagagem de ter passado por vestiários importantes do futebol brasileiro, como Corinthians e Grêmio. O treinador chegou ao Estádio Centenário na semana posterior ao vice-campeonato gaúcho, depois de Thiago Carvalho ir para o América-RN, algoz grená na Série D 2022. O novo comandante teve cerca de 20 dias conhecer o elenco. Para Fernando, o tempo foi o suficiente para a estreia.
— Foi o suficiente para este jogo. Acredito que não para toda a competição, mas isso será trabalhado semana após semana, até porque, os adversários são diferentes e a preparação também. Cada um exige uma coisa, mas acredito que foi suficiente para a gente enfrentar a equipe do São Joseense e trazer um resultado positivo — disse o zagueiro, que se recuperou de uma contratura na panturrilha e afirma estar 100%:
— Estou em totais condições, estou 100% para essa nossa estreia. Fui poupado pois tinha uma contratura na panturrilha e preferi ficar no departamento médico para dar uma atenção melhor por saber que estava próximo da estreia e precisava estar 100% para ajudar a equipe.
Para o duelo de estreia, o grená terá o desfalque do lateral-direito Marcelo com dores no pé. Adriel irá assumir a vaga. Ainda no sistema defensivo, Dirceu é dúvida após sentir o tornozelo. No gol, André Lucas terá a oportunidade de começar a Série D, mas o próprio técnico já antecipou que Pedro Paulo também vestirá a camisa 1. No ataque, Augusto Galvan deve ser a única novidade no lado esquerdo ofensivo. O provável Caxias tem: André; Adriel, Ricardo Lima (Dirceu), Fernando e Dudu Mandai; Marlon, Marciel e Peninha; Galvan, Diego Rosa e Eron.
:: GRUPO A8 - SÉRIE D
Caxias
Brasil de Pelotas
Aimoré
Novo Hamburgo
São Joseense-PR
Camboriú-SC
Hercílio Luz-SC
Concórdia-SC
:: 1ª rodada - Grupo A8
Sábado - 6/5
15h30 - São Joseense x Caxias, no Estádio do Pinhão.
Domingo - 7/5
15h - Concórdia x Brasil-Pel, no Domingos Lima.
16h - Aimoré x Hercílio Luz, no Cristo Rei.
18h - Novo Hamburgo x Camboriú, no Estádio do Vale.
:: Calendário
1ª fase - 64 times - 6/5 a 6/8 - 14 datas
2ª fase - 32 times - 12 a 20/8
Oitavas - 16 times - 26/8 a 3/9
Quartas - 8 times - 16 a 23/9
Semifinais - 4 times - 30/9 a 8/10
Finais - 2 times - 22 e 29/10