O Juventude está pronto para a primeira das 38 decisões que terá pela frente no Campeonato Brasileiro da Série B. Neste sábado, no Alfredo Jaconi, uma nova página da história do clube começa a ser escrita na competição a partir das 18h15min. O adversário é o Botafogo de Ribeirão Preto, que terminou em nono lugar no estadual e entrou em campo nesta semana pela terceira fase da Copa do Brasil. O Pantera foi derrotado pelo Santos, por 2 a 0.
Para a partida diante dos paulistas, quatro são as novidades do técnico Pintado em relação à equipe que encerrou o Gauchão: Leó Vieira no gol, Gordillo na zaga, Romário na lateral esquerda e Ruan no ataque. Estreante pelo clube e com quatro acessos na carreira, Romário destaca os perigos de encarar o Botafogo.
— Eu vi o jogo deles contra o Santos. O time mudou pouco em relação ao que enfrentei no Paulistão pelo Santo André. Acho que a única mudança foi a troca do treinador (saiu Paulo Baier entrou Adilson Batista), mas o padrão de jogo, os atletas que ali estão jogam bem lateralmente, como o Robinho, o Osman... é uma equipe perigosa — lembrou o atleta.
O lateral-esquerdo não vê favoritos na competição, mas admite que alguns clubes iniciam com entrosamento maior.
— Toda divisão tem sua particularidade. A Série B é um campeonato muito difícil. Talvez algumas equipes larguem na frente por terem mantido uma base do ano passado, como o Sport, que fez contratações pontuais. Mas as vagas estão abertas, não tem favoritismo. Até a 15ª rodada é difícil afirmar alguma coisa — destacou Romário.
No mais, a base do time alviverde foi mantida para a estreia. O Verdão deve ir a campo com: Léo Vieira; Dani Bolt, Danilo Boza, Gerardo Gordillo e Romário; Jean Irmer, Jadson e Boldrin; Ruan, David e Rodrigo Rodrigues.
No decorrer da competição, o time irá mudar com os acréscimos de reforços como Reginaldo, Romércio e Nenê. Recuperado de lesão e voltando ao melhor ritmo, o volante Mandaca também deve reconquistar espaço no time nas próximas rodadas.
A direção ainda deve confirmar a contratação do atacante Robertinho, do Maringá. O atleta esteve em campo na noite de quinta-feira (13), na vitória paranaense sobre o Flamengo, pela Copa do Brasil.
Outro atacante de lado, diferenciado, deve chegar apenas na janela de julho. O clube pretende fazer um investimento maior neste nome, mas não encontrou alternativas diferentes das que já possui no elenco.
Zagueiro fora dos planos
Enquanto define a chegada de reforços que qualifiquem o elenco para a disputa da Série B, a direção segue agindo nos bastidores para recolocar alguns atletas no mercado. A janela de transferências fecha no dia 20.
O zagueiro Felipe Carvalho perdeu espaço no grupo com as chegadas de Douglas e Romércio. O Verdão procura clube para o uruguaio, que não faz parte dos planos do técnico Pintado.
Quatro atletas já deixaram o elenco. O volante Kelvi foi emprestado ao Paysandu. Samuel Granada foi devolvido ao Fluminense. Guilherme Guedes e Gabriel Tota jogarão a Série C pelo Ypiranga.