Uma sexta-feira (14) especial para o torcedor do Juventude. O meia Nenê, novo reforço para a Série B do Campeonato Brasileiro, foi apresentado pelo Verdão no Estádio Alfredo Jaconi. Ele assina contrato até o final da atual temporada, quando irá se aposentar dos gramados e voltar ao Vasco da Gama para desempenhar uma função fora das quatro linhas em 2024.
— Foi uma semana muita intensa. Muitas emoções com a despedida do Vasco. Gostaria de agradecer o carinho da torcida do Vasco. Foi gratificante. Foi tudo muito rápido. Eu estava aposentado, mas sou apaixonado pelo que faço. O Juventude é um clube com uma estrutura muito boa e tem um projeto bacana. Conversei com o Pintado e me senti muito feliz. Gostaria de agradecer esse interesse e essa vontade do Juventude — comentou Nenê.
Natural de Jundiaí-SP, Nenê, começou sua carreira no futsal. Já nos gramados, surgiu nas categorias de base do Paulista e lá se profissionalizou aos 19 anos. Pelo clube do interior paulista, o meia disputou 32 partidas e marcou 26 gols e conquistou o Paulistão A2 e a Série C do Campeonato Brasileiro.
Na sequência da carreira, Nenê foi contratado pelo Palmeiras e, posteriormente, pelo Santos, sendo titular absoluto nas duas equipes. Em 2003, chegou a Europa. No Mallorca, da Espanha. Foram 11 temporadas consecutivas no continente europeu, defendendo também Alavés, Celta de Vigo e Espanyol.
Na França, foi jogador do Monaco e do Paris Saint-Germain. Já na Inglaterra, o jogador vestiu a camisa do West Ham e, antes de retornar ao Brasil, jogou no Al-Gharafa, do Catar. Nenê tem 41 anos e larga experiência.
De volta Brasil em 2015, Nenê teve sua primeira passagem pelo Vasco. Em 2018, foi contratado pelo São Paulo e, em 2019, foi transferido ao Fluminense. O meia retornou ao Vasco em 2021, permanecendo até a atual temporada. No Ju, o contrato será até o final da Série B do Campeonato Brasileiro.