Vai começar a Divisão de Acesso 2023 e três clubes da Serra estarão na disputa. Brasil de Farroupilha, Glória e Veranópolis estreiam domingo (16), às 15h30min, com o objetivo de retornar à elite estadual, mesmo com orçamentos inferiores na comparação com anos anteriores.
O grupo com os times da Serra terá ainda Gaúcho, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi e Monsoon. O torneio tem a mesma fórmula das últimas temporadas e o término previsto em 27 de agosto. Os 16 clubes participantes estão divididos em duas chaves regionalizadas. Os jogos são de ida e volta e avançam para próxima fase os quatro melhores colocados de cada grupo. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta.
Na estreia, o Glória enfrenta Passo Fundo, domingo (16), às 15h30min, em Vacaria. O clube terá um orçamento menor para a disputa deste ano. Apesar das dificuldades financeiras, o objetivo é brigar pelo acesso.
— O Glória está em outra realidade neste ano, com investimento bem baixo para a competição. A gente sabe que temos clubes com investimento bem maior, mas não me apego a isso, pois o dinheiro não entra em campo. Então, vamos trabalhar forte no nosso objetivo de retornar o Glória à Primeira Divisão — comentou o técnico Fabiano Borba.
Também no domingo (16), no mesmo horário, no Estádio das Castanheiras, o Brasil de Farroupilha encara o Monsoon. Depois de quase não participar da competição, por conta das dificuldades financeiras, o clube confirmou presença para não ser punido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
— Muitas vezes, a gente acaba perdendo jogadores por uma proposta melhor de outro time. Entendemos a situação do clube. Não é só o Brasil, outras equipes na nossa chave também estão formando um elenco com quatro ou cinco jogadores experientes, enquanto os demais são jovens buscando espaço no futebol — avaliou o técnico Luciano Almeida.
Já o Veranópolis, treinado por Alê Menezes, estreia fora de casa, contra o Tupi, em Criciumal, também no domingo, às 15h30min.
— Eu não gosto de prometer o acesso, eu gosto de prometer trabalho, porque as outras 15 equipes vão ter o mesmo objetivo do Veranópolis, que é subir. Agora, se vamos subir ou não, só o tempo dirá — comentou Alê Menezes.
O outro grupo da Divisão de Acesso terá: Pelotas, Santa Cruz, Guarani-VA, Guarany de Bagé, Lajeadense, Bagé, Inter-SM e São Gabriel.
ELENCO DO GLÓRIA:
Goleiros: Regis, Jorge e Enzo
Laterais-direitos: Gutti e Lucas
Laterais-esquerdos: Matheus destro e Thalis
Zagueiros: Kelvin, Gabriel, Léo, Fell e Wendell
Meio-campistas: Marcel, Bruno, Dionatah, Icardi, Edemilson, Alexandre e Pedro Henrique
Atacantes: Adriano Klein, Guilherme, Romário, Jeferson, Tonti e Negueba
ELENCO DO VERANÓPOLIS:
Goleiros: Guilherme Prezzi, Pedro Damo, Fernando Garcia Guilherme Poletto
Laterais-direitos: Matheus Costa
Laterais-esquerdos: Jander Santana, João Pedro e Felipe
Zagueiros: Rodrigo Paganelli, Leozão, Vinicius Machado e Dieter Eninger
Meio-campistas: Fabrício Lusa, Maylon Neves, Silas Fraga, Joelson Nunes, Marco Antônio , Guilherme Cunha, Carlos Edgar e Rafael Mineiro
Atacantes: Wellington Melo, Luiz Felipe, Luiz Gustavo, Biel e Vavá
ELENCO DO BRASIL-FA:
Goleiros: Ronaldo e Emanuel
Laterais-direitos: Dudu Peixoto, Daros
Laterais-esquerdos: Diego Hoffmann e Kunz
Zagueiros: Adriel, Jean, Yago e Tiago
Meio-campistas: Alan Schons, Vitório, Sananduva, Marlon, Maurício Nunes, Anelka, Matheus Vargas e Ceratti
Atacantes: Matheo, Robert Willian, João Paulo, Robert, Ruan, Kerlly, Saldanha e Vitinho