Depois de confirmar sua participação na Divisão de Acesso 2023, o Brasil de Farroupilha anunciou seu novo treinador. Luciano Almeida, 47 anos, retorna ao Rubro-Verde após três anos para comandar o clube na competição estadual que, por conta das dificuldades financeiras, tende a ser mais desafiadora em relação a temporadas anteriores.
Em 2019, Luciano trabalhou no Brasil de Farroupilha como auxiliar técnico. No ano seguinte, se tornou treinador da categoria feminina para a disputa do Gauchão. Já em 2021 e 2022, o profissional fez parte da comissão do técnico Paulo Baier, onde conquistou acessos à Série B com Criciúma e Botafogo-SP, respectivamente.
— Depois de dois anos trabalhando como auxiliar do Paulo Baier, eu acabei sendo desligado do Botafogo-SP após o acesso à Série B, por opção do executivo de futebol do clube, Paulo Pelaipe. E aí, eu optei por seguir carreira solo. No começo do ano, eu e alguns diretores do Brasil iniciamos as tratativas e, há duas semanas, batemos o martelo e fechamos o negócio para disputar a Divisão de Acesso — revelou Luciano, em entrevista ao Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra.
Com a participação incerta por conta de dificuldades financeiras, o Brasil de Farroupilha confirmou que vai jogar a Divisão de Acesso, mas tendo conquistado apenas 50% do montante estimado para a disputa da competição. A direção do clube calculava um valor de R$ 400 mil para montar um elenco modesto, visando a permanência do Rubro-Verde na Série A-2.
— O que impacta é que, muitas vezes, a gente acaba perdendo jogadores por uma proposta melhor de outro time. Mas a gente entende a situação do clube. Não é só o Brasil, outras equipes na nossa chave também estão formando um elenco com quatro ou cinco jogadores experientes, enquanto os demais são jovens buscando espaço no futebol. Então, acredito que vai ser uma competição bastante equilibrada, principalmente no nosso grupo, com exceção de dois ou três adversários com um poder de investimento um pouco maior, que seriam Monsoon, União Frederiquense e Glória — avaliou Luciano.
Por conta da indefinição sobre sua participação, o Brasil de Farroupilha ainda não iniciou sua preparação. A pré-temporada do clube começa na próxima segunda-feira (20). É um tempo curto em relação às demais equipes, que já estão treinando. O Brasil, que está no grupo A, estreia na Divisão de Acesso no final de semana de 16 ou 17 de abril, contra o Monsoon.
Apesar do pouco tempo de preparação, o elenco do rubro-verde já está sendo montado e conta com algumas figuras conhecidas do futebol gaúcho, como o zagueiro Jean (ex-Caxias), o centroavante João Paulo (ex-Caxias e Juventude) e o atacante Saldanha (que tem passagens por Novo Hamburgo, Cruzeiro de Cachoeirinha e Ypiranga.
— A gente espera fazer um bom campeonato e uma preparação boa. A gente está um pouco atrás dos demais. Alguns clubes já estão treinando. Temos quatro semanas de preparação da equipe para a estreia, contra o Monsoon. A gente sabe que vai ser muito difícil porque o Brasil passa por um momento delicado financeiramente, não tem um poder de investimento tão grande perto de outros clubes da nossa chave, mas a gente vai com os atletas que estamos trazendo e temos confiança de fazer um bom trabalho — projetou Luciano Almeida.