O Caxias foi valente, tentou impor seu jogo no começo da partida contra o Grêmio, mas não conseguiu superar um rival milionário. Em um duelo onde o grená teve poucas chances, o Tricolor fez o placar mínimo. O time da casa balançou as redes com gol de pênalti na etapa final. O uruguaio Luis Suárez sofreu a carga de Marcelo. Leandro Vuaden assinalou a penalidade máxima, com ajuda do árbitro de vídeo.
Com 1 a 0 contra, o Caxias viu a Arena crescer e não teve forças para chegar ao gol de empate. O técnico Thiago Carvalho ainda tentou as escassas opções ofensivas, mas não obteve êxito. O sonho de alcançar o bicampeonato após 23 anos foi adiado. O Caxias encerra o Gauchão 2023 com o vice. Mesmo com insucesso, os jogadores fizeram questão de aplaudir os quase dois mil torcedores grenás que bravamente se fizeram presentes na Arena.
O JOGO
Como o técnico Thiago Carvalho prometeu, o Caxias não ficou somente atrás marcando nos primeiros minutos. O grená ficou com a bola foi para o ataque, mesmo com 50 mil vozes contra. Com cinco faltas em seis minutos, o Caxias adotou uma marcação forte enquanto o time de Renato Portaluppi tentava avançar. Com 9 minutos, o Tricolor já visitava mais as cercanias da área grená, mas sem perigo.
Em um duelo acirrado, a primeira chegada forte do time da casa veio de um erro da saída de bola grená, entre Bruno e Marlon. Aos 17 minutos, Suárez recebeu passe de Vina e concluiu rasteiro. Para sorte do Caxias, a bola bateu no pé da trave e salvou o goleiro Bruno Ferreira.
Aos 23 minutos, mais um grande susto para a defesa grená. Em jogada rápida de Bitello com Suárez, dentro da área, o uruguaio rolou para Villasanti, que bateu de primeira próximo a marca do pênalti. A finalização foi pela linha de fundo.
Com domínio das ações ofensivas, Carballo arriscou da meia-lua da grande área. Bruno foi forçado a operar a primeira grande defesa do jogo aos 27 da etapa inicial. Aos 34 minutos, em escanteio, Marcelo tentou surpreender em um gol olímpico, mas sem sucesso. O Caxias não fez o goleiro Adriel trabalhar antes dos 35. No minuto seguinte, Cristaldo cobrou falta no bico da área pelo lado esquerdo. Bruno espalmou para escanteio.
Com Caxias em dificuldades para atacar, Suárez ainda tentou uma batida de primeira da intermediária. O chute passou pela esquerda do arqueiro grená, aos 45. Os time foram para o intervalo com 0 a 0 no placar.
GOL FRUSTRA SONHO GRENÁ
As duas equipes voltaram dos vestiários sem modificações. Aos 3 minutos da etapa final, Vini Guedes achou espaço entre a defesa gremista. Ele tentou a conclusão de longa distância, mas a bola se perdeu na linha de fundo. Aos 6 minutos, Vini Guedes atingiu Diogo Barbosa por trás, na entrada da área. Bitello correu e a bola passou perto do travessão de Bruno.
Aos 10 minutos, o melhor ataque do Caxias. Dudu Mandai puxou contra-ataque e a jogada terminou nos pés de Peninha. Ele concluiu forte, da risca da área e o goleiro gremista fez a primeira defesa do jogo, mandando a bola sobre o gol.
Aos 14 minutos, a primeira polêmica do jogo. Jogadores do Grêmio cercaram Leandro Vuaden pedindo pênalti em cima de Suárez, quando Marcelo disputa a bola com camisa 9 gremista. Ao ser chamado pelo VAR, o árbitro observou um puxão do lateral grená e marcou pênalti aos 16. Na cobrança, Bruno saltou no canto direito e a bola passou a poucos centímetros da mão do goleiro do Caxias. Grêmio 1x0 Caxias.
Aos 25, o camisa 9 do Tricolor teve a chance de ampliar. Dentro da área, Suárez tentou deslocar o goleiro do Caxias com um chute da ponta da chuteira, mas Bruno estava atento para bloquear o atacante. No minuto seguinte, em cobrança de falta, o grená teve a chance de ouro para empatar. O zagueiro Fernando, de bico, desviou e Adriel fez o primeiro milagre gremista. Na sequência, Marlon pegou o rebote, mas estava desequilibrado e finalizou sobre o gol.
Buscando o tudo ou nada, 32 minutos, o técnico Thiago Carvalho sacou Diego Rosa e Peninha. Entraram o centroavante Marcão e Yago, como extrema. Aos 34, Suárez teve vantagem sobre a zaga grená e cabeceou nos braços de Bruno. Depois dos 40, o Caxias tentava atacar mais na vontade, mas parecia ter chegado ao seu limite. Vuaden ainda assinalou mais 9 de acréscimos e Lucas Silva ainda teve tempo de fazer o segundo gol aos 53, mas o VAR viu falta na origem do lance. O drama virou a última oportunidade com falta marcada na entrada da área. Marcelo carimbou a barreira do Grêmio.
E o título Gaúcho 2023 ficou com o Grêmio pela sexta vez seguida.
FICHA TÉCNICA
Final (volta) - Gauchão 2023
Grêmio 1x0 Caxias
Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Grêmio
Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa 12/1ºt); Carballo (Lucas Silva 41/2ºt) e Villasanti, Bitello (Gustavinho 41/2º), Cristaldo (Bruno Uvini 41/2ºt) e Vina (Zinho 36/2º); Luis Suárez . Técnico: Renato Portaluppi
CAXIAS
Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu (Adriel 40/2ºt), Fernando e Dudu Mandai; Marlon (Marciel 28/2ºt), Vini Guedes (Spaniol 40/2ºt) e Peninha (Marcão 32/2ºt); Diego Rosa (Yago 32 2ºt), Jean Dias e Eron. Técnico: Thiago Carvalho.
Gols: Suárez abriu o placar aos 19 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Marlon (C), Dirceu (C), Vini Guedes (C), Diego Rosa (C), Thiago Carvalho (C), Bruno Alves (G), Spaniol (C), Kannemann (G)
Cartões vermelhos: Vinicius Spaniol (C) e Diogo Barbosa (G)
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi.
Público Total: 51.556
Público Pagante: 48.780
Renda: R$ 4.130.553,00