O Juventude planeja a chegada de pelo menos sete jogadores para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. Um deles já trabalha com o grupo do técnico Pintado: o lateral-esquerdo Romário, ex-Santo André. Enquanto aguardam a vinda do goleiro Léo Vieira, da Inter de Limeira e de pelo menos mais três jogadores do Água Santa, clube e treinador avaliam algumas saídas do elenco.
Atualmente, 35 atletas fazem parte do grupo alviverde. Somam-se a eles, além do goleiro da Inter de Limeira, o lateral-direito Reginaldo, o zagueiro Rodrigo Sam, o centroavante Bruno Mezenga e, pelo menos mais um meia e um atacante que ainda serão contratados. Nesse caso, o número chegaria a 41.
Alguns jogadores do plantel devem voltar à base, como o zagueiro Abner, de 18 anos, e o atacante Ruan, 17. Outros com idade estourada no Sub-20 podem ser preparados para a disputa da Copa Federação Gaúcha de Futebol ou ainda emprestados, para adquirir minutagem, em outras equipes. São os casos do volante Pará, 21, dos meias Thomy Montefiori, 20, e Pedro Arthur, de 20. Mas há atletas, contratados para a disputa do Gauchão e Copa do Brasil que não aproveitaram a oportunidade e podem ter o vínculo com o clube encerrado.
Com a chegada de Romário, por exemplo, um dos laterais-esquerdos do atual grupo vai deixar o Juventude. Alan Ruschel foi contratado após a disputa da Série B do ano passado pelo Londrina. Já Guilherme Guedes teve empréstimo cedido Grêmio. Ambos têm contrato até o fim da temporada.
Sem citar nomes, o diretor do comitê gestor do Juventude, Luis Carlos Bianchi, aponta se existe um número exato de quantos jogadores deixarão o clube nos próximos dias.
— Ainda não. Inicialmente tentamos a recolocação no mercado. Na sequência, não sendo possível, tratamos da rescisão — revelou o dirigente.
Ainda, de acordo com Bianchi, a chegada de sete reforços para a Série B, não significará a saída de sete atletas do elenco.
— Essa relação não é direta — garantiu.
No entanto, além da questão numérica, existe a orçamentária. O Juventude precisará dar uma aliviada na folha de pagamentos com a vinda de novos atletas. O grupo está sob avaliação do técnico Pintado, que vai definir, juntamente com a direção, quem permanece para a disputa da Série B, que inicia em 14 de abril.
Além das saídas planejadas, o clube está preparado para lidar com o assédio de atletas que mais se destacaram no Estadual. São os casos de Mandaca e Rodrigo Rodrigues. O volante está emprestado pelo Corinthians, enquanto o centroavante teve seu passe adquirido junto ao CSA. Entretanto, os dirigentes afirmam que nenhuma proposta chegou ao Juventude por estes jogadores até o momento.
Alguns jogadores cotados a deixar o clube
Um lateral-esquerdo
A camisa 6 do Juventude não teve um dono durante os primeiros três meses de 2023. O jogador de 33 anos e o jovem da base gremista oscilaram entre titularidade e reserva, não terminando a maioria das partidas, para que o outro entrasse. Curiosamente os dois têm o mesmo número de jogos, são nove partidas com uma assistência cada. Pelo menos um dos dois deixará o clube, após a contratação de Romário.
Um lateral-direito
Titular absoluto na temporada, Dani Bolt atuou em 11 partidas pelo Verdão, com duas assistências. O futebol do jogador, no entanto, não foi considerado o suficiente para suportar uma Série B, e o Juventude apostou suas fichas em Reginaldo, que atuou em 144 partidas na competição pelo CRB e está no Água Santa. Reserva de Bolt, Daniel Guedes, vive situação ainda pior. O atleta atuou em apenas três jogos nesta temporada e é o mais cotado a deixar o Alfredo Jaconi.
Um zagueiro
No setor, dois jogadores contratados com status de titulares do Juventude sequer estrearam. Com lesões musculares, Zé Marcos e Gerardo Gordillo ainda não vestiram a camisa alviverde, sendo que apenas o guatemalteco ficou à disposição no banco, para um jogo apenas. Felipe Carvalho perdeu a titularidade nas duas rodadas finais do Estadual para Walce. Danilo Boza terminou o Gauchão na equipe titular, mas pode ser envolvido em uma negociação. Para a defesa, o Juventude está trazendo Rodrigo Sam, 27 anos, do Água Santa.
Atacantes
Daniel Cruz atuou em oito partidas pelo Juventude e fez apenas um único gol, na vitória de 3 a 1 sobre o Esportivo. O atacante não teve atuações de destaque e o clube procura reposição no setor, sobretudo com a lesão no joelho de Echaporã, que o tirou do restante da temporada. O mesmo vale para o ex-atleta da base do Grêmio. Vini Paulista teve uma fissura no maxilar que o afastou do começo do Gauchão, quando retornou, não acrescentou ao setor ofensivo do time, entrando apenas três vezes na equipe.
Centroavante
Contratado por empréstimo junto ao Fluminense após ser o artilheiro da equipe no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, com cinco gols em dez jogos, o centroavante não deslanchou no clube. Após iniciar a pré-temporada como titular de Celso Roth, o jogador foi perdendo espaço e só entrou em campo na última rodada do Gauchão, sobre o Brasil. Sem balançar as redes, o jogador tem grandes chances de deixar o Verdão, que conta para o setor com Rodrigo Rodrigues e aguarda o acerto com Bruno Mezenga, do Água Santa.
Os 35 atletas do grupo atual:
Goleiros: Thiago Couto, Lucas Wingert, Mário (Léo Vieira é aguardado nesta semana);
Laterais: Dani Bolt, Daniel Guedes, Alan Ruschel, Guilherme Guedes, Da Rocha e Romário (Reginaldo, do Água Santa, chega após o Paulistão);
Zagueiros: Zé Marcos, Gerardo Gordillo, Danilo Boza, Felipe Carvalho, Walce e Abner (Rodrigo Sam, do Água Santa, está por fechar);
Meio-campistas: Jean Irmer, Jadson, Mandaca, Emerson Santos, Wesley Hudson, Pará, Kelvi, Vitinho, Fernando Boldrin, Gabriel Tota, Thomy Montefiori, Pedro Arthur (está sendo utilizado no meio-campo, após sua volta do Flamengo)
Atacantes: Daniel Cruz, David da Hora, Rafinha, Vini Paulista, Ruan, Gabriel Aires, Rodrigo Rodrigues, Samuel Granada (Bruno Mezenga, do Água Santa, está por fechar)