A construção de um time competitivo para que o Juventude tenha condições de buscar o acesso na Série B não passa apenas pela contratação de reforços. Tão importante quanto o movimento que o clube faz no mercado para agregar qualidade ao grupo é a saída de alguns atletas que estão ficando sem espaço no elenco com a chegada de novos nomes. Alan Ruschel, Daniel Guedes e Samuel Granada fazem parte de uma lista que passou por avaliação da comissão técnica e que devem deixar o Alfredo Jaconi, em breve.
Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, na noite de quinta-feira (23), o técnico alviverde Pintado admitiu que o clube não terá capacidade para ter três jogadores para cada função. Com as contratações dos laterais Reginaldo e Romário, o clube estuda como irá recolocar Ruschel e Daniel Guedes em outros clube ou rescindir seus contratos.
— Hoje o futebol exige de cada um uma característica e a principal de um lateral é a intensidade e força, sem isso eles vão ter dificuldades de jogar. O Reginaldo ajuda muito pelo que a gente está vendo no Água Santa. O Dani Bolt tem a mesma característica, a briga ali vai ser boa. E o Guedes do outro lado também vai brigar com o Romário. Na lateral não vai ser possível manter três para cada lado do campo — avalia o treinador, que completa:
— A gente tem avaliado um zagueiro que possa fazer a função de lateral, um volante que possa fazer a função. Dois que valem um. Então você paga um jogador pra fazer duas funções. Acho que é honesto e justo a gente conseguir enxugar esse elenco pra que no momento final tenhamos condições de contratar — apontou o comandante alviverde.
Além dos laterais, o ataque do Verdão também sofrerá mudanças. Com a possível contratação de Elton, a ideia de Pintado é ter uma sombra para o camisa 9 titular, Rodrigo Rodrigues. Com isso, Samuel Granada deixará de ser alternativa.
— A gente tá muito bem servido, com a chegada de mais um, a gente vai ter uma frente forte, uma sombra pro Rodrigo Rodrigues. O futebol é assim, uma competição sadia. Deixei claro pro grupo que o mais importante é o Juventude. Se alguém imagina que é melhor que todo mundo que fale agora e busque oportunidade em outro lugar. São jogadores maduros que entendem isso e dispostos abrir mão da individualidade pra formarmos um time vencedor — destacou Pintado.
Para encaixar alguns jogadores do elenco em outros clubes o Juventude terá pouco tempo, uma vez que a primeira janela de transferências do futebol brasileiro encerra em 4 de abril. Do contrário, o diretor do comitê gestor do clube, Luis Carlos Bianchi, admitiu que o Verdão terá que rescindir estes contratos.
Já o técnico Pintado, responsável por conversar com estes atletas que estão de saída, garante que a tarefa não é das melhores.
— É o mais difícil construir essas saídas, é o mais doloroso, mas o futebol é assim. Já temos uma ideia do que a gente precisa fazer e não temos muito tempo pra resolver isso.
Histórico dos atletas em 2023
Daniel Guedes, 28 anos - Lateral-direito
Anunciado em 9/12/22
3 jogos em 2023
Nenhum gol e nenhuma assistência
Alan Ruschel, 33 anos - Lateral-esaquerdo
Anunciado em 2/12/22
9 jogos em 2023
Nenhum gol e 1 assistência
Samuel Granada, 22 anos - Centroavante
Anunciado em 23/12/22
Nenhum gol
Atuou no segundo tempo da vitória sobre o Brasil, pela última rodada do Gauchão 2023