O nível dos confrontos continua altíssimo e, nesta quarta-feira (29), mais um adversário do futebol paulista cruzará o caminho das gurias do Juventude no Brasileirão Feminino sub-20. A partir das 15h, elas duelarão com o Corinthians, uma das grandes potências da modalidade, buscando os primeiros pontos no campeonato nacional. O embate ocorre na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, com transmissão da TV Papo.
Se no âmbito profissional as Brabas são as grandes referências do futebol feminino nacional, na base ainda buscam afirmação. O time paulista chegou apenas à segunda fase do Brasileirão sub-20 na última temporada, e ainda não empilha títulos brasileiros pelas categorias inferiores. Isso, no entanto, não deixa o confronto mais fácil.
— As adversárias são experientes. Só que estamos treinando bem, analisando e estudando o confronto. E esperamos ir ainda mais concentradas, sabendo o que estamos treinando, o que o professor vem passando para nós — avalia a lateral-direita Katriny, do Juventude.
Diante do São Paulo, Katriny saiu do banco de reservas para ajudar o Ju a buscar o primeiro gol na competição. Logo que entrou em campo, atuando como atacante, teve a primeira oportunidade de balançar as redes. Depois, foi seu o lançamento para o golaço de Larissa. Mesmo que o resultado não tenha sido favorável — derrota por 2 a 1 —, a atuação contra o vice-campeão exaltou as aptidões da equipe.
— Consegui acertar na bola longa, que é uma das nossas qualidades, e também vem a habilidade da Larissa, de ter batido na hora certa, com o movimento certo, e aí saiu o resultado do nosso primeiro gol — complementa:
— A cada jogo vamos melhorando, vendo onde estamos errando e evoluindo para podermos ir para cima com tudo.
No elenco desde a última temporada, Katriny esteve em campo nos dois enfrentamentos com o Corinthians pelo Brasileirão sub-20 de 2022. Foram duas derrotas, por 3 a 0 e 2 a 0. Mas, desde então, a evolução é nítida no grupo alviverde. Tudo isso é usado como trunfo para buscar os primeiros pontos nesta quarta-feira.
— A gente começou mais cedo (a preparação, em relação ao ano passado). As meninas também foram chegando e se adaptando bem ao grupo. Veio mais concentração, a gente consegue se puxar. Conseguimos evoluir juntas, com o que passamos em alojamento, em treino. Vamos crescendo assim — avalia.
O fator local também pode ser um diferencial para o Ju. Pela primeira vez na competição, jogarão como mandantes. A partida na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, contará com a presença do torcedor. Quem quiser assistir ao jogo terá de levar 2 kgs de alimentos não-perecíveis no acesso ao estádio.
— Ajuda muito, para puxar, dar aquele grito de guerra, empurrar a gente. As meninas adultas também vão estar assistindo, e essa é uma ajuda grande. O torcedor estar ali é muito importante, porque também conseguimos levar esse apoio para dentro de campo — afirma a atleta.
Em 2022, dos nove jogos que disputaram como mandantes, foram seis vitórias, um empate e apenas duas derrotas. A expectativa é que, na estreia em casa nesta temporada, o fator local siga fazendo a diferença.