Desde que reativou as atividades, o futebol feminino do Juventude vem passando por um processo de evolução. Em 2021, houve a montagem do primeiro elenco com as disputas iniciais. Na temporada seguinte, mudanças à frente departamento, as primeiras vitórias em âmbito nacional e o título do Interior no Gauchão.
Agora, as Esmeraldas enfrentam um desafio ainda maior. No Brasileirão sub-20, estrearam contra campeão paulista e vice-campeão brasileiro. Mesmo que os resultados não tenham sido os desejados — foram duas derrotas —, o desempenho diante de duas forças do futebol feminino traz boas perspectivas para a sequência.
— Independente de ser feminino ou não, o que aconteceu no nosso primeiro ano foi sofrido. Não gostamos de ter o clube levando goleadas e não representando o tamanho do clube. Não pode entrar numa competição para ser goleado o tempo todo. No ano passado, a gente conversou, o departamento feminino foi reorganizado para que pudéssemos ser mais competitivos. Acho que tivemos um resultado acima do que esperávamos (em 2022). A gente queria evolução, e tivemos mais do que esperávamos. Agora, a régua sobe — complementa o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, em entrevista a GZH.
— Não esperava que conseguíssemos entrar nesses jogos (contra Ferroviária e São Paulo) e enfrentar de igual para igual, apesar das derrotas. Mas é bom para ver que o trabalho está sendo bem feito. Que realmente o que foi planejado no ano passado está seguindo uma linha correta e sendo mantido — conclui.
Para que o processo continue crescendo, houve a manutenção no orçamento. Mesmo com a queda do time masculino para a Série B, o Juventude garantiu que os R$ 200 mil anuais fossem destinados ao departamento. Além disso, o clube também busca patrocínios para aumentar o valor.
— O que definimos é que o valor investido pelo Juventude seria o mesmo. E o departamento feminino, através da diretoria, ia buscar os recursos que faltam, como no ano passado. Além de patrocinadores. A gente tem uma verba fixa que é a mesma, R$ 200 mil — afirma o presidente.
Atualmente, a camisa das gurias conta com quatro patrocinadores. Há, ainda, espaço para sete cotas. Os interessados podem entrar em contato com o clube por meio do e-mail marketing@juventude.com.br ou do telefone (54) 3027-8700.
Calendário em 2023
O Juventude disputou apenas duas partidas pelo Brasileirão Feminino sub-20, até o momento. Com isso, restam oito pela fase inicial. A próxima ocorre na quarta-feira (29), às 15h, contra o Corinthians, na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Após a competição de base, as Esmeraldas já se preparam para a estreia no Brasileirão Feminino A-3, que é o principal objetivo da temporada. O campeonato que vale o acesso se inicia em 15 de abril.
Por último, o Juventude entrará em campo pelo Gauchão, defendendo o título do Interior. A previsão é que o Estadual ocorra no segundo semestre.