Vale mais do que os três pontos na tabela de classificação do Campeonato Gaúcho. Para Juventude e Esportivo, a partida marcada para este sábado (4), às 19h, na Montanha dos Vinhedos, vale a sobrevivência dentro da competição. O Verdão precisa vencer seus dois últimos compromissos e torcer por resultados paralelos de Caxias e São José para ainda sonhar com a quarta vaga. Um triunfo mantém o alviazul vivo na briga contra o rebaixamento para a Divisão de Acesso. Com 11 pontos, o time alviverde é o 11º colocado. Com apenas seis, e uma vitória, o Tivo está no penúltimo lugar do Gauchão.
Como chegam
O Juventude ainda vai ser comandando por um técnico interino. Enquanto não define um substituto para Celso Roth, a direção alviverde manteve o auxiliar Adaílton Bolzan, de 46 anos, para o cargo maior na casamata alviverde. O interino vai para seu segundo desafio no comando do Verdão. A estreia ocorreu no empate em 2 a 2 no clássico Ca-Ju, pela nona rodada.
Para a partida em Bento Gonçalves, o volante Jean Irmer está suspenso, após expulsão no Ca-Ju 287. Para o seu lugar, Adaílton poderia promover a entrada de outro volante, Wesley Hudson na equipe. Mas a ideia do treinador é mudar o modelo de jogo, dando um poder mais agressivo para que a equipe tenha mais profundidade e jogadas de ataque. Nesse caso, Adaílton observou Vitinho e Rafinha na vaga do volante, em treinamentos fechados durante a semana.
Após perder a vaga no clássico, David da Hora deve retomar a posição no time, com os dois gols marcados diante do Caxias. Na zaga, Walce foi testado na vaga de Felipe Carvalho, em um dos treinamentos da semana, mas não tem presença garantida. O goleiro Pegorari acertou a rescisão de contrato com o Juventude na tarde desta sexta-feira (3), em comum acordo. O atleta já havia perdido a titularidade no gol para Thiago Couto e deve ser anunciado pelo CSA.
Já o Esportivo vem de um duro golpe. Na nona rodada, a equipe de Carlos Moraes tinha a chance de deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Gaúcho e para isso precisava apenas de um empate, na Montanha dos Vinhedos, contra o Ypiranga. Mas a equipe sucumbiu no segundo tempo e levou os três gols da derrota por 3 a 0.
O técnico Carlos Moraes recebeu o terceiro cartão amarelo e não pode comandar o time da casamata. O auxiliar Éverson Aguiar treinará o time contra o Ju. O volante Prill e o meia Diego Furtado sentiram desconforto muscular e são dúvidas. O atacante Guilherme segue se recuperando de lesão. Em contrapartida, o zagueiro João Gabriel retorna de suspensão.
Horário e Local
Sábado (4), às 19h, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Transmissão
:: O Premiere anuncia a transmissão da partida
:: A Rádio Gaúcha Serra abre a jornada logo após Caxias x Ypiranga
ESPORTIVO
Copetti, Márcio Lima, João Gabriel (Cleyton), Jean Pablo e Roger; Bulhões, Fabrício Lusa, Vinícius Kiss e Xandy; Richard e Flávio Torres (Marcus Vinícius). Técnico interino: Éverson Aguiar
JUVENTUDE
Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho (Walce) e Guilherme Guedes; Mandaca, Jadson, Boldrin e Vitinho (Rafinha); David e Rodrigo Rodrigues. Técnico interino: Adaílton Bolzan
Arbitragem
Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Fabricio Lima Baseggio e Cassio Pires Dornelles. O quarto árbitro será Sergio Eduardo dos Santos Moraes