O CIES Football Observatory, da Suíça, divulgou um estudo nesta quarta-feira (1º) que elenca quantos jogadores defenderam os times de 75 ligas internacionais nos últimos cinco anos. No ranking, o Juventude aparece como o quinto clube do mundo que mais teve atletas neste período, com 161 nomes.
As equipes brasileiras dominam o top 10 do estudo, com oito aparições. A Ponte Preta lidera o ranking, com 168 jogadores. Os únicos dois clubes fora do Brasil são Royal AM (2º), da África do Sul, e Deportivo Pasto (4º), da Colômbia.
Já num período de 10 anos, a pesquisa do Football Observatory evidencia que 257 atletas vestiram a camisa do Juventude. Neste intervalo de tempo, o ABC-RN aparece no topo, com 316.
Por outro lado, os cinco clubes que menos utilizaram jogadores nos últimos cinco anos são: Halmstads BK (44), da Suécia; Manchester City (47), da Inglaterra; Athletic Bilbao (49), da Espanha; Borussia Mönchengladbach (51), da Alemanha; e Liverpool (51), da Inglaterra.
O estudo completo pode ser acessado neste link. A pesquisa do Football Observatory foi realizada até o dia 22 de fevereiro.