Com o empate no clássico Ca-Ju, o Juventude viu as suas chances de classificação para as semifinais diminuírem. Para seguir vivo na briga por uma vaga na próxima fase, o time alviverde tem como missão vencer as suas últimas duas partidas na etapa classificatória, contra o Esportivo, neste sábado (4), em Bento Gonçalves, e o Brasil-Pel, no dia 11 de março, no Alfredo Jaconi.
Na sexta colocação com 11 pontos, o Ju não pode mais alcançar o Ypiranga, terceiro colocado com 17, por conta do número de vitórias. Sendo assim, a briga é pela quarta vaga, com Caxias (14), São José (12) e Brasil-Pel (10). Porém, mesmo que consiga atingir os 100% de aproveitamento nas duas rodadas finais, a equipe ainda dependerá de resultados paralelos. Se vencer uma e empatar outra, a situação fica ainda mais delicada.
Confira, em uma matemática simples, como o time alviverde ainda pode avançar à próxima fase:
Se vencer os dois jogos, o Ju precisa:
:: que o Caxias faça, no máximo, três pontos. Nesse caso, o Juventude ainda precisaria descontar o saldo de gols. Hoje, o Grená tem quatro de saldo contra zero do Verdão.
:: e que o São José faça até quatro pontos nas duas últimas partidas, contra Avenida (em casa) e Novo Hamburgo (fora).
Se somar quatro pontos, o Ju precisa:
:: que o Caxias não vença mais e some, no máximo, um ponto. Ainda assim, teria que tirar o saldo de gols a favor da equipe grená.
:: que o São José não vença nenhuma das suas duas partidas. Caso contrário, o Zeca teria, pelo menos, os mesmos 15 pontos e uma vitória a mais.