O Caxias do Sul Basquete venceu e convenceu na tarde deste sábado (11), no Ginásio do Sesi lotado, com 2,218 mil espectadores. Após amagar três derrotas seguidas no NBB 15 (Flamengo, São Paulo e Paulistano), a equipe caxiense derrotou o Rio Claro-SP por 76 a 53. Esta foi a 11ª vitória do time do técnico Rodrigo Barbosa na competição, que encaminha aos playoffs.
O destaque do confronto fica por conta do ala/pivô Arthur Bernardi. Ele foi o cestinha do Caxias Basquete, com 18 pontos, seguido do armador Deryk, com 17. Além disso, Bernardi teve a maior quantidade de rebotes conquistados no jogo (11).
O Caxias Basquete é o 11º colocado do NBB. São quatro vitórias a mais em relação ao União Corinthians, 12º.
O Gambasquete volta à quadra pelo NBB apenas no dia 25 de março, às 15h. Na ocasião, a equipe enfrenta o Franca, líder invicto da competição, novamente no Ginásio do Sesi.
O JOGO
O primeiro período da partida foi bastante equilibrado. No início, após Arthur Bernardi converter os primeiros dois pontos para o Caxias Basquete, a equipe chegou a abrir sete pontos de vantagem e foi dominante nos minutos iniciais do quarto, com destaque para Thiago Mathias, com sete pontos e quatro rebotes. No entanto, o grande número de faltas cometidas pelo time da casa permitiu com que o Rio Claro encostasse no placar a partir de lances livres. O primeiro período terminou em 21 a 20 para o Caxias Basquete.
Já o segundo período foi determinante para definir o destino da partida. Foi quando o Caxias Basquete construiu sua grande vantagem e encaminhou a vitória. Com cinco cestas de três pontos – Humberto (duas vezes), Arthur Bernardi (duas vezes) e Gabriel – e uma solidez defensiva, a equipe caxiense venceu o segundo quarto por 23 a 9. No total, 44 a 29.
Na volta do intervalo, o técnico Rodrigo Barbosa começou a revezar a equipe no terceiro período, que seguiu dominando as ações da partida e passou a controlar, com tranquilidade, o resultado. No terceiro quarto, o Caxias Basquete ampliou sua vantagem para 62 a 42.
No período final da partida, Rodrigo Barbosa passou a dar minutagem ao restante do elenco, com destaque para o pivô Brayan, 16 anos, que foi ovacionado pela torcida presente no Sesi, principalmente após converter um lance livre. Com a vitória encaminhada com autoridade, a partida terminou em 76 a 53 para o Caxias do Sul Basquete.