O Caxias do Sul Basquete inicia uma sequência importante de jogos como mandante neste sábado (11). A partir das 17h, a equipe do técnico Rodrigo Barbosa recebe o Rio Claro em um duelo que pode encaminhar a vaga aos playoffs do NBB.
Vindo de três resultados negativos, contra Flamengo, São Paulo e Paulistano, o time caxiense volta a enfrentar um adversário que está atrás na tabela. Porém, isso não é um fator que faz a comissão técnica do Caxias projetar um confronto menos complicado.
— É um time rápido, de transição, que ainda está brigando pela vaga nos playoffs. Para nós, mais uma vitória praticamente nos garante. É um jogo importante, mas também é de vida ou morte para Rio Claro. Eles vêm de vitória contra Bauru, que está lá na frente — projetou o auxiliar Bruno Lopes, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Natural de Londrina, Lopes chegou no final de junho de 2022 em Caxias do Sul, para comandar a equipe na Liga de Desenvolvimento. Depois, foi incorporado na comissão técnica de Rodrigo Barbosa para o NBB. A atenção à categoria de base é um dos desafios do profissional, que tem um papel específico dentro da engrenagem do time.
— Tento deixar tudo mastigado, em vídeos, para o Rodrigo e os jogadores, em relação aos adversários. Dentro de uma semana que tem jogo, essa é a função. Nas outras, é um trabalho mais técnico individual, corrigindo algumas questões específicas dos atletas — explica o profissional.
No Rio Claro, um dos principais destaques é o armador norte-americano Dawkins, que foi treinado por Bruno Lopes no Cerrado-DF, na última temporada. O time paulista é o vice-lanterna, com seis vitórias e 19 derrotas. Já o Caxias ocupa a 11ª posição, com 10 triunfos e 15 derrotas. O objetivo, além de alcançar a vaga, é melhorar a colocação e, quem sabe, chegar ao G-8, o que garantiria a vantagem do mando de quadra nas oitavas de final.