Em situações opostas na tabela do Gauchão 2023, Caxias e Esportivo entram em campo neste domingo (5), às 16h, no Estádio Centenário, pela quinta rodada da competição, com a necessidade de somar três pontos. A equipe grená precisa da vitória para adquirir confiança junto ao torcedor e entrar de vez na briga por uma das vagas à próxima fase. Para o time de Bento Gonçalves, a partida já tem ares de decisão. Os comandados de Carlos Moraes ainda não venceram no Estadual e precisam espantar o fantasma do rebaixamento.
Ingredientes não faltam para esquentar ainda mais o Clássico da Polenta.
— O campeonato é equilibrado, o Esportivo vai vir aqui pra tentar levar a vitória pra casa, então temos que nos impor, porque vai ser um jogo muito importante pra nós também — destacou o paraguaio Bustamante.
Depois do empate sem gols em Pelotas, contra o Brasil, o técnico Thiago Carvalho não vai poder repetir a formação para o duelo de domingo. O volante Marciel foi expulso, no segundo tempo, no Bento Freitas. A boa notícia é a volta de Marlon, que cumpriu suspensão frente ao Xavante.
Seguem de fora por, pelo menos mais duas semanas, o lateral-esquerdo Dudu Mandai e o meia Peninha, destaque do time neste começo de temporada. Os atletas iniciaram o trabalho de transição com bola e precisam de mais tempo para adquirir ritmo de jogo.
— A gente sabe da qualidade do Peninha, o que ele pode dar ao time. A gente precisa muito dele também, mas nós temos um grupo, como o professor sempre fala. Temos peças pra repor nessa posição. Ele é um cara importante pro grupo e espero que volte o quanto antes — aponta Bustamante.
Sem Peninha, Bustamante tem a responsabilidade de assumir protagonismo no ataque grená. Titular contra o Brasil, o jogador tenta recuperar espaço no time, após um período de lesão.
— Estou me sentindo muito bem, melhorando mais pra poder ficar 100% e ter sequência nos jogos. Todo jogo do Gauchão é muito difícil. O time do Esportivo é qualificado, precisamos concentrar forte para fazer o nosso melhor — revelou o paraguaio.
Vencer o Esportivo vai colocar o Caxias na briga direta por uma vaga no G-4 do Gauchão e dar um pouco mais de estabilidade ao trabalho do técnico Thiago Carvalho. O time tem apenas uma vitória, em quatro jogos, e viu seu maior rival, o Juventude, ultrapassá-lo na tabela na última rodada. Com cinco pontos, o Grená ocupa o sexto lugar, a dois de distância do Brasil de Pelotas, que fecha a zona de classificação.
As equipes se enfrentaram em jogo-treino no dia 29 de dezembro. Com golaço de falta de Marcelo, o Caxias venceu a atividade por 2 a 1. Agora, em jogo valendo três pontos, ninguém quer perder a oportunidade de subir na tabela do Campeonato Gaúcho.
— A gente quer ganhar, trabalha pra isso. Às vezes as coisas não acontecem como a gente quer, mas assim é o futebol. A gente briga, tratamos de fazer o melhor, temos que trabalhar muito no domingo para buscar essa vitória, sabendo que, pelo fato do grupo ser novo, temos algumas coisas a melhorar — destacou o atacante.