O técnico Thiago Carvalho segue tentando achar uma formação ideal para o Caxias neste início de temporada. Com modelo de jogo definido, priorizando a troca de passes, desde a saída de bola com o goleiro Bruno Ferreira, o treinador grená costuma mexer na escalação de jogo a jogo. Suspensões e lesões também fizeram Thiago mudar nas cinco partidas da equipe na competição.
Na vitória por 3 a 1 sobre o Esportivo, pela quinta rodada do Gauchão 2023, o técnico perdeu o lateral-esquerdo Jonathan no intervalo da partida. Com dores no joelho esquerdo, o jogador deu lugar para Adriel, que atuou improvisado no setor na etapa final.
— O Jonathan recebeu uma pancada no joelho no jogo contra o Aimoré. Foi pro jogo em Pelotas, contra o Brasil, e hoje (domingo) ele sentiu de novo ao tomar uma pancada no primeiro tempo, mas não é nada de entorse ou lesão. Foi só uma pancada e ele estava sentindo muita dor — revelou o diretor executivo Marcelo Segurado.
Jonathan será reavaliado durante a semana, mas tem chances de enfrentar o Inter, na quarta-feira (5), pela sexta rodada do Estadual. Caso não possa entrar em campo no Beira-Rio, além de Adriel, o técnico Thiago Carvalho pode deslocar o zagueiro Ricardo Lima para o setor, como no empate em 1 a 1, contra o São José, em Porto Alegre. Neste caso, o zagueiro Fernando voltaria à equipe titular.
O lateral-esquerdo Dudu Mandai e o meia-atacante Peninha iniciaram o trabalho de transição após recuperarem-se de lesões, mas não há previsão de quando voltam aos gramados.
Para o jogo diante do Inter, a vitória sobre o alviazul, no Clássico da Polenta, foi o ingrediente que faltava para a equipe chegar mais confiante no confronto diante de um dos favoritos ao título do Campeonato Gaúcho.
— Foi uma vitória construída dentro das nossas convicções. Tivemos bons e maus momentos no jogo, mas isso faz parte do futebol. Gostei que tivemos o controle do jogo, os gols foram construções de treinamento. O segundo e terceiro gols a gente percebe o dedo da comissão técnica, de todos. Nós não sofremos, com exceção do final, talvez tiramos um pouquinho o pé, mas já cobramos isso no vestiário — destacou Segurado.