O Caxias dominou as ações, foi efetivo e, mostrando a sua maior qualidade no setor ofensivo, derrotou o Esportivo por 3 a 1, neste domingo (5) à tarde. Os gols no Estádio Centenário foram marcados por Bustamante, em cobrança de pênalti, Eron e Diego Rosa. Moacir, contra, descontou para o time de Bento Gonçalves.
Foi a segunda vitória seguida da equipe de Thiago Carvalho dentro de casa. Com oito pontos, o time ingressou momentaneamente no G-4. A permanência vai depender dos demais resultados da rodada. O próximo desafio grená será na quarta-feira (8), às 21h30min, contra o Inter, no Estádio Beira-Rio.
Já o Esportivo enfrenta o São Luiz, também na quarta-feira, em Ijuí. A equipe de Carlos Moraes somou apenas um pontos dos 15 possíveis e está na lanterna do Estadual.
O início de jogo no Centenário teve muitos erros de passes no meio-campo e ligações diretas da defesa para o ataque. Aos sete, em uma das primeiras chegadas de maior perigo do Caxias, Jean Dias tentou o toque para Eron dentro da área e a bola bateu no braço de Tairone. Pênalti assinalado pela arbitragem e convertido por Bustamente, cobrando no ângulo de Copetti.
Em desvantagem, o Esportivo não mudou sua estratégia de marcação forte e saída para contra-ataques. Aos 17, Hippólito tentou o chute de fora da área, mas a finalização saiu fraca, nas mãos de Copetti.
Dois minutos depois, com muita tranquilidade na troca de passes, o Caxias saiu da defesa e Ricardo Lima encontrou Jean Dias na meia esquerda. O atacante, em velocidade, deu a assistência para Eron entre os zagueiros. O camisa 9 driblou Copetti e mandou rasteiro para as redes: 2 a 0.
Insatisfeito com o desempenho da equipe, Carlos Moraes promoveu duas mudanças logo com 26 minutos, sacando Jefferson Prill e Roger Bastos para as entradas de Cris Magno e do estreante Vinícius Kiss. Em sua primeira jogada, Kiss tentou a finalização da meia esquerda e quase surpreendeu Bruno Ferreira.
A partir daí, o jogo seguiu em um ritmo mais lento, com a equipe grená cadenciando mais as ações e o Esportivo repetindo as dificuldades na construção ofensiva, sem levar perigo ao goleiro adversário. Aos 44, após cobrança fechada de escanteio que Copetti tirou de soco, Eron tentou bater de primeira no rebote, mas o chute saiu sem direção. No minuto seguinte, Cris Magno cobrou escanteio para o Tivo e Cleyton cabeceou sobre o gol. Foi a última chance da primeira etapa.
VITÓRIA CONFIRMADA
Com Adriel na vaga de Jonathan, o Caxias voltou para a segunda etapa com o objetivo de definir o jogo. Já o Esportivo buscou uma pressão inicial, com uma sequência de escanteios, para tentar, pelo menos, descontar a desvantagem. Aos sete, em chegada pelo lado direito da área, Hippólito tentou a finalização de pé esquerdo, mas o chute saiu ao lado da trave.
No minuto seguinte, o time grená definiu a vitória. Em jogada muito bem trabalhada, Marcelo encontrou Bustamante, que girou com perfeição para o lado esquerdo, no pé de Jean Dias. O atacante cavou para a área e encontrou Diego Rosa entrando livre para cabecear no contrapé do goleiro: 3 a 0.
Aos 13, em cobrança de falta próxima da área, Cris Magno testou Bruno Ferreira, que espalmou para o lado. Com o jogo resolvido, Thiago Carvalho mexeu na equipe e promoveu as entradas de Pedro Cuiabá, Ronald e Marcão, oferecendo também um descanso para os titulares Diego Rosa, Bustamante e Eron.
Em um erro de saída de jogo do Caxias, aos 24, Richard recebeu na área e finalizou de pé esquerdo, mas Bruno Ferreira fez a defesa providencial. O duelo se repetiu aos 38, quando o atacante, desta vez pelo lado direito, soltou uma bomba cruzada e parou e outra grande intervenção do goleiro grená.
O camisa 1 do Caxias ainda fez três belas defesas nos acréscimos, primeiro no chute rasteiro de Cris Magno e depois no chute de fora da área de Germano, que iria para o ângulo. O terceiro foi outro chute de Cris Magno, que parou em Bruno.
Ainda deu tempo de o Esportivo descontar. Após cobrança de escanteio, João Gabriel cabeceou na trave, a bola voltou em Moacir e entrou. Gol contra do volante grená: 3 a 1.
FICHA TÉCNICA
Caxias 3x1 Esportivo
Estádio Centenário, em Caxias do Sul
5ª rodada
Caxias
Bruno Ferreira; Marcelo, Dirceu, Ricardo Lima e Jonathan (Adriel, int.); Marlon, Vini Guedes (Moacir, 29/2º) e Diego Rosa (Pedro Cuiabá, 18/2º); Bustamante (Ronald, 18/2º), Eron (Marcão, 18/2º) e Jean Dias. Técnico: Thiago Carvalho.
Esportivo
Rafael Copetti; Cleyton (Cristian Lessa, 29/2º), Tairone João Gabriel e Roger; Jeferson Prill (Cris Magno, 26/1º), Hippolito (Germano, 18/2º), Fabricio, Thiaguinho (Richard, 18/2º); Roger Bastos (Vinicius Kiss, 26/1º) e Flavio Torres. Técnico: Carlos Moraes
Gols: Bustamante (C), de pênalti, aos 8min, Eron (C), aos 17min, no primeiro tempo. Diego Rosa (C), aos 8min, Moacir (E), contra, aos 48min.
Amarelos: Vini Guedes, Ronald (C); Jefferson Prill, Fabrício, João Gabriel (E).
Árbitro: Francisco Soares Dias, auxiliado por Michael Stanislau e Artur Birk Preissler.