O árbitro Douglas Schwengber da Silva relatou o caso de injúria racial na partida entre Novo Hamburgo e Caxias. O jogo foi realizado na noite de quinta-feira (16), no Estádio do Vale, pela 8ª rodada do Campeonato Gaúcho. Na ocasião, a partida terminou empatada em 1 a 1. O grená saiu na frente com gol de Marcão no segundo tempo. O Noia empatou com Fabrício.
A súmula da partida foi divulgada no final da tarde desta sexta-feira (17) no site da Federação Gaúcha de Futebol (17). Conforme o documento oficial do jogo, o árbitro relata que foi chamado por atletas do Caxias e que houve a tentativa de identificar o torcedor que proferiu as ofensas, mas não foi possível.
— Aos 8 minutos do primeiro tempo, com a partida paralisada, o quarto árbitro me chama próximo à linha lateral, logo, os jogadores do banco de reservas do Caxias vêm em nossa direção relatando que sofreram insultos racistas que vinham da torcida do Novo Hamburgo, com as seguintes palavras: "Bando de macacos". Houve a tentativa de identificação desses torcedores, mas nenhum foi identificado. O jogo ficou paralisado durante 3 minutos — descreve Douglas Schwengber na súmula.
O Caxias publicou uma nota nas redes sociais. O clube lamentou o ocorrido, demonstrou apoio aos seus atletas e disse que seguirá acompanhando o caso. A direção do Novo Hamburgo também divulgou uma nota de repúdio e disse que tomou conhecimento do caso ainda na noite de quinta-feira.
A direção do time do Vale dos Sinos afirmou que não compactua com esse tipo de comportamento e prometeu identificar o autor, encaminhar a polícia o seu nome e banir dos jogos.