O Caxias entrou em campo na noite desta quinta-feira (16) pela 8ª rodada do Campeonato Gaúcho. O time empatou em 1 a 1 com o Novo Hamburgo no Estádio do Vale. Após um primeiro tempo com poucas chances, o grená começou a etapa final balançando as redes com o centroavante Marcão. Entretanto, 10 minutos depois, o Novo Hamburgo chegou ao empate com Fabrício. Com a expulsão de Barbieri, do Noia, depois dos 36 do segundo tempo, o Caxias tentou imprimir uma pressão nos instantes finais, mas não conseguiu marcar o gol da vitória.
O técnico Thiago Carvalho não teve receio de modificar novamente a equipe. Para o duelo no Vale dos Sinos, mais cinco alterações foram promovidas pelo treinador. As novidades foram os retornos do zagueiro Dirceu, do lateral-esquerdo Jonathan e do volante Marciel ao time titular. As outras surpresas foram Ronald no ataque e Marcão com a camisa 9.
O próximo compromisso grená será o clássico Ca-Ju. O duelo contra o maior rival mudou de data. O jogo será no dia 27 de janeiro, segunda-feira, às 20h, no Estádio Centenário. Nenhum dos sete pendurados do Caxias levou o terceiro amarelo.
O JOGO
Precisando pontuar na tabela, o Novo Hamburgo tentou ter a iniciativa do jogo, que iniciou com jogadas fortes do time da casa. Logo aos 9 minutos, Jonathan teve de ser substituído após um carrinho por baixo de Fabrício, do Novo Hamburgo. Dudu Mandai entrou no seu lugar. Aos 16 minutos, o grená levou o primeiro perigo ao adversário. Em escanteio cobrado por Jean Dias, Marcão cabeceou perto do pré da trave de Maticoli.
Apesar de ter um volume de jogo um pouco maior, o time de Edinho Rosa não conseguia concluir com qualidade. Já o Caxias atacava com mais força. Aos 28, Peninha recebeu livre na área e bateu de primeira, mas a bola estourou em cima de Marcão que passava na frente.
Até os 40 minutos do primeiro tempo, os goleiros praticamente não fizeram defesas, apenas intervenções. Apostando nas jogadas de velocidade, o Caxias também enfrentou dificuldades com o gramado do estádio do Vale e diante da defesa do Noia, que não levou gols nos três jogos anteriores em casa. Aos 44, Jean Dias arriscou de longe. A bola não tinha o endereço do gol, mas o goleiro desviou para escanteio. Antes do apito para o Intervalo, Dudu Mandai entrou com liberdade pela esquerda e soltou a paulada. O goleiro Maticoli espalmou aos 48.
ETAPA FINAL
As equipes voltaram do intervalo sem mudanças. O Caxias seguia controlando as ações do jogo. Aos 7 minutos, o centroavante Marcão foi decisivo. Em cruzamento certeiro de Jean Dias, o camisa 9 desviou com biquinho da chuteira para balançar a rede do Noia pela primeira vez no Estádio do Vale. Dez minutos depois veio a igualdade no placar. Fabrício recebeu um belo levantamento de Itaqui. O goleiro Bruno Ferreira saiu de soco e, no rebote, Fabrício chutou rasteiro para marcar, 1 a 1.
Aos 26 minutos, em cobrança de falta de Bustamante, Dirceu apareceu na segunda trave. O zagueiro do Caxias tentou a conclusão, mas a bola foi para o meio da área e a zaga do Novo Hamburgo cortou para escanteio. Três minutos depois, Luis Fernando arriscou da intermediária, mas o goleiro grená estava atento para fazer a defesa sem dificuldades.
Com um atleta a mais em campo, o Caxias tomou as ações do segundo tempo. Aos 36, Barbieri foi expulso após segundo amarelo no Novo Hamburgo. Em jogada de Bustamante pela direita, o atacante do Caxias rolou para Adriel, que cruzou para área. Diego Rosa chegou atraso para desviar para o gol.
Para tentar a vitória, o técnico Thiago Carvalho sacou Marciel e Jean Dias e colocou mais o centroavante Vinicius Spaniol e o atacante Wesley Pomba, aos 42. Já o Noia tirou o camisa 10 Maurinho e colocou o zagueiro Santiago para fechar o time. Com 7 minutos de acréscimos, o Caxias tentou uma pressão, mas sem sucesso. O confronto terminou tudo igual, 1 a 1, com time da Serra chegando aos 13 pontos no Gauchão.
FICHA TÉCNICA
Gauchão - 8ª rodada
Novo Hamburgo 1x1 Caxias
Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
NOVO HAMBURGO
Maticoli; Itaqui, Kesley, Mattis e João Vinicius (Kevin 33/2ºt); Zé Vitor, Fraga, Maurinho (Santiago 43/2ºt); Charopem (Barbieri 24/2ºt), Fabrício (Matheus Lagoa 33/2ºt) e Gaúcho (Luis Fernando 24/2ºt). Técnico: Edinho Rosa
CAXIAS
Bruno, Adriel, Dirceu, Fernando, Jonathan (Dudu Mandai 12/1ºt); Marlon, Marciel (Wesley Pomba 40/2ºt), Peninha (Diego Rosa 19/2ºt); Ronald (Bustamante 19/2ºt), Jean Dias (Vinicius Spaniol 40/2ºt) e Marcão. Técnico: Thiago Carvalho
Gol: Marcão aos 7 minutos do segundo tempo; o empate do Noia veio aos 17 minutos da etapa final com Fabrício
Amarelos: Maurinho (NH), Fabrício (NH), Jean Dias (C), João Vinicius (NH), Edinho Rosa (NH)
Vermelho: Barbieri (NH)
Arbitragem: Árbitro Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Mateus Olivério Rocha e Luiza Naujorks Reis. O quarto árbitro será Edimilson Fernando dos Santos da Luz.