O Novo Hamburgo se manifestou oficialmente sobre o caso de injúria racial relatado por atletas do Caxias na partida realizada no Estádio do Vale. O confronto diante do Caxias terminou empatado em 1 a 1, na noite de quinta-feira (16).
Logo aos 8 minutos do primeiro tempo, a partida ficou paralisada para atendimento ao lateral-esquerdo Jonathan, do Caxias. Neste momento, jogadores do banco de reservas do Caxias se dirigem até o árbitro Douglas Schwengber e começam a apontar para a arquibancada.
Em nota, o Caxias relatou que as ofensas racistas foram proferidas aos jogadores do banco grená. Após o jogo, o técnico Thiago Carvalho chegou a relatar ter visto um torcedor, no setor da torcida local, saindo correndo da arquibancada do Estádio do Vale.
A direção do Novo Hamburgo disse que tomou conhecimento do caso ainda na noite de quinta-feira. O clube afirma que não compactua com esse tipo de comportamento e prometeu identificar o autor, encaminhar a polícia o seu nome e banir dos jogos. A súmula da partida ainda não foi divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
NOTA DE REPUDIO
Chegou ao nosso conhecimento que na noite de 16/02 na partida entre Novo Hamburgo e Caxias no Estádio do Vale, algum torcedor, deferiu palavras de cunho racista à jogadores ou arbitragem. Ressaltamos que o Esporte Clube Novo Hamburgo não compactua com esse tipo de comportamento e já esta trabalhando de forma que possa encontrar o culpado.
"Vamos fundo nessa busca e puniremos de forma pesada o autor, somos um clube de tradição e prestes a completar 113 anos de historia, não podemos deixar que fatos de tal importância manchem nossa história, vamos identificar, encaminhar a polícia e banir dos jogos.” Finalizou o Presidente Jeronimo Freitas.
O Esporte Clube Novo Hamburgo repudia qualquer tipo de manifestação preconceituosa.